Consultor Jurídico

Direito Remoto

Agenda de webinários: acompanhe debates jurídicos na internet

Por 

Veja aqui os seminários jurídicos virtuais e gratuitos mais interessantes na rede. Os eventos são transmitidos ao vivo, mas podem ser vistos a qualquer tempo usando o mesmo link.

Desde o início da epidemia de Covid-19, acadêmicos do Direito e a Justiça em geral se reinventaram para manter os debates e a produtividade. Com isso, os webinários tornaram-se uma nova realidade.

Abaixo, veja os seminários jurídicos virtuais e gratuitos mais interessantes dos próximos dias:

28/6 e 29/6
19h — Desmistificando a transexualidade — Promovido pelo escritório Brasil Salomão e Matthes Advocacia, com apoio da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), o evento debate o tema em dois dias e terá a participação de professores, psicólogos e advogados. Clique aqui para acompanhar.

28/6
10h — Democracia, Mídia e Combate à Corrupção: Experiências Comparadas Brasil e Itália — O evento promovido pelo IDP terá a participação do ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal, da desembargadora Simone Schreiber (TJ-RJ) e do professor da Università degli Studi di Enna, Itália, Fausto Vecchio. Clique aqui para se inscrever. 

14h30 — Reflexos Jurídicos da Pandemia para as Empresas — Promovido pela Comissões Jurídica e de Saúde da Câmara de Comércio França Brasil (CCIFB) em São Paulo, o evento terá a participação dos advogados Daniela Saldanha Paz Maximiliano, diretora jurídica da Sanofi no Brasil; Luiz Carlos Amorim Robortella, doutor em Direito do Trabalho pela USP; Paola Karina Ladeira Bernardes, sócia de Chenut Oliveira Santiago Advogados e especialista em Direito Empresarial e Arbitragem; e Laura de Almeida Machado, sócia do mesmo escritório e especialista em Direito Civil e Societário.
Clique aqui para se inscrever. 

15h — O impacto da decisão do STF sobre o prazo da patente — Otto Licks e Roberto Rodrigues, sócios do escritório Licks Attorneys, ministram o webinar que irá tratar da decisão do STF de declarar inconstitucional o parágrafo único do artigo 40 da Lei de Propriedade Industrial (Lei 9.279/96), que concedia prazos extras em patentes de medicamentos, e os efeitos que já são sentidos no sistema brasileiro. Clique aqui para se inscrever.

17h — Reforma administrativa e o futuro da gestão pública — Promovido pelo IREE, presidido pelo advogado Walfrido Warde, este webinário vai contar com a participação dos deputados Fernando Monteiro (PP-PE), presidente da Comissão Especial para análise da Reforma Administrativa, e Arthur Maia (DEM-BA), relator da PEC 32/20, além dos especialistas em Direito Administrativo Rafael Valim — professor visitante na Universidade de Manchester (Inglaterra) e na Universidade de Le Havre (França)  — e Valdir Simão — ex-ministro chefe da CGU e ex-ministro do Planejamento —, respectivamente diretor e vice-presidente do IREE. A mediação estará a cargo de Walfrido Warde. Clique aqui para assistir.

18h — Apostas esportivas no Brasil: análise regulatória e aspectos tributários — O sócio do Corrêa da Veiga Advogados Luciano Andrade Pinheiro participará do evento promovido pela Academia Nacional de Direito Desportivo. Clique aqui para acompanhar. 

19h — Habeas Corpus na prática e jurisprudência criminal — O advogado criminalista David Metzker, sócio da Metzker Advocacia e professor de Direito Penal e Processo Penal, autor do livro que dá nome ao evento, promove webinar com convidados para o lançamento da obra. O evento, online, contará com participações do advogado criminalista Alberto Toron e dos ministros do STJ Rogerio Schietti e Sebastião Reis Junior. A transmissão será realizada por meio do programa Zoom. ID da reunião: 894 0520 2281 — Senha de acesso: 086747.

19h — Lançamento do e-book "Marketing Jurídico Digital"  O  advogado Antonio Carlos Marques Fernandes, especialista em Direito Digital e presidente da Comissão de Publicidade e Serviços Jurídicos na Internet da OAB-RJ, lança livro voltado para advogados e estudantes de Direito. Clique aqui para se inscrever.

19h — Lei n° 14.112/2020: Inovações no regime jurídico da falência e recuperação judicial e extrajudicial de empresas — Participam do evento promovido pela Aasp Daniel Carnio Costa, Fátima Cristina Bonassa, Osana Maria da Rocha Mendonça, Renato Mange e Ruy Pereira Camilo Junior. O evento marca o lançamento da edição nº 150 da Revista do Advogado, cujo tema é recuperação de empresas e falência. Clique aqui para se inscrever. 

29/6
9h — A LGPD no setor público: erros e acertos de um aprendizado — Fernando Santiago, professor convidado da Fundação Dom Cabral, sócio do Chenut Oliveira Santiago Advogados e indicado pela Câmara dos Deputados para compor o Conselho Nacional de Proteção de Dados Pessoais e da Privacidade (CNPD), vai mediar o webinário, que terá a participação de André Sucupira, DPO da Serpro — maior empresa pública de processamento de dados da América Latina —, e Carlos Vinícius Reis, DPO do Ministério da Infraestrutura. Clique aqui para acompanhar.

9h — Repercussão geral da questão constitucional no STF: passado, presente e futuro — Evento promovido pela Aasp terá a participação de Luiz Guilherme Marinoni (professor titular de Direito Processual Civil da UFPR), Daniel Mitidiero (professor associado da Faculdade de Direito da UFRGS, Caroline Tauk (juíza federal auxiliar no STF), Alexandre Freire (secretário de Altos Estudos, Pesquisa e Gestão da Informação do STF), Paula Pessoa Pereira (mestre e doutora em Direito pela UFPR) e Carolina Uzeda (doutoranda em Direito pela UFPR). Clique aqui para se inscrever. 

10h — Gerenciamento de Crise — O webinar será conduzido por sócios da prática de gerenciamento de crises do escritório Cescon Barrieu, Marcelo Mendo e Ana Paula Calil, com a participação de Solange Costa, chief counsel for global mining na Vale, Najla Ribeiro Nazar, diretora jurídica, de riscos e conformidade na Samarco, e Paula Azevedo, of counsel da área de mineração do Cescon Barrieu. Clique aqui para se inscrever. 

10h30 - Lançamento do "Anuário da Justiça Brasil 2021" —  O lançamento desta 15ª edição será transmitida pelo canal da TV ConJur no YouTube. Terá a participação dos presidentes do STF, Luiz Fux; do Conselho de Curadores da Faap, Celita Procópio; do STJ, Humberto Martins; do TST, ministra Maria Cristina Peduzzi; do TSE, Roberto Barroso; do STM, Luis Carlos Gomes Mattos; do PGR, Augusto Aras; do Conselho Federal da OAB, Felipe Santa Cruz; e da AMB, Renata Gil. Cada um deles com um breve panorama do último ano e as perspectivas para 2021. E, ao vivo, a TV ConJur apresentará o debate "Justiça e Democracia — A visão da Justiça, do Ministério Público e da Advocacia", com a participação do ministro Gilmar Mendes, do STF; do procurador-geral da República Augusto Aras; e advogado e ex-presidente do Conselho Federal da OAB, Marcus Vinicius Furtado Coêlho. A mediação será do repórter especial da ConJur Rodrigo Haidar. Clique aqui para acompanhar.

16h30 — Responsabilidade civil dos pais pela impossibilidade de filhos nascidos por meio de inseminação artificial conhecerem sua origem genética — Participam do evento promovido pela Aasp Flaviana Rampazzo Soares (advogada); Wlademir Paes de Lira (juiz do TJ-AL) e Eduardo Lemos Barbosa (advogado). Clique aqui para se inscrever. 

17h — Inclusão de pessoas trans nas empresas — Para celebrar o mês do Orgulho LGBTQIA+, o Lefosse Advogados promove webinar para debater a inclusão de pessoas trans no mercado de trabalho com a participação da Melissa Cassimiro, consultora da Accenture. A moderação do evento ficará por conta do André Mileski, sócio do Lefosse Advogados, e Danilo Orlando, advogado sênior do escritório. Clique aqui para se inscrever

17h30 — Tributo Solidário — Para incentivar doações à Campanha da Família Forense – Inverno 2021 e homenagear as pessoas que integravam o Poder Judiciário e perderam suas vidas durante o período da pandemia, bem como a seus familiares, o Tribunal de Justiça de São Paulo promove evento com apresentações musicais de magistrados e servidores. Clique aqui para acompanhar. 

18h — Crime de stalking "O Novo Delito de Stalking", "O Crime de Cyberstalking Contra a Mulher" e "Cyberstalking: Crime de Perseguição na Modalidade Online" serão temas das palestras do advogado André Luís Callegari e dos professores Mariana Weigert e Walter Capanema. Participam do encontro promovido pela Emerj os   desembargadores do TJ-RJ Cristina Tereza Gaulia, diretora-geral da Emerj, Paulo Baldez e Nagib Slaibi Filho e a professora Janaina Matida. Clique aqui para se inscrever.

30/6
10h — Sociedade Anônima do futebol (PL nº 5.516, de 2019) — Evento promovido pela MDA Advogados terá a participação de Rodrigo Monteiro de Castro, José Francisco Manssur, Lina Santin e
Eduardo Perez Salusse. Clique aqui para acompanhar. 

18h30 — Locações residenciais - solução para a questão da moradia e forma de investimento rentável — O evento terá como palestrantes Jaques Bushatsky, coordenador da Comissão de Locação e Compartilhamento de Espaço do Ibradim; Marcelo Manhães de Almeida, pós-graduado em Planejamento e Gestão Urbana pela Escola Politécnica da USP; do engenheiro, pós-graduado em Finanças pela FGV-SP e mestre em Arquitetura e Urbanismo pela FAU-USP Luiz Ricardo Pereira Leite e o arquiteto Marcos Gavião. A moderação será de Alexandre Gomide, professor e membro do Conselho de Administração do Ibradim. Clique aqui para acompanhar. 

1º/7
10h — Responsabilidade de empresas e dirigentes no trabalho escravo e no tráfico de pessoas — O evento, promovido pela Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão, contará com a participação da professora Danielle Anne Pamplona e da procuradora do trabalho Gisela Nabuco Majela Sousa. Integrante do GT Direitos Humanos e Empresas da PFDC, o procurador da República Leonaro Jusinskas fará a mediação. Todos os eventos contam com a participação do procurador federal dos Direitos do Cidadão Carlos Alberto Vilhena. Clique aqui para acompanhar.

11h — Você, gestor de empresa, conhece seus deveres e direitos? — Os advogados Fernando Zilveti, Marcela Cavallo e Renato Borelli, da Zilveti Advogados, debatem sobre gestão de empresas, trazendo aspectos sobre os deveres, responsabilidades dos gestores, e as consequências legais e entendimento na jurisprudência sobre o tema, como a indenização por má gestão, por exemplo. Clique aqui para se inscrever. 

17h — Sandbox regulatório — Evento promovido pela FGV contará com as participações do assessor da diretoria de Organização do Sistema Financeiro e de Resolução do Banco Central, Carlos Eduardo de Almeida; da superintendente de Seguros Privados (Susep), Solange Paiva Vieira; e do coordenador de Economia Aplicada do FGV Ibre e professor da FGV Direito Rio Armando Castelar. Clique aqui para se inscrever. 

5/7 e 6/7
10h — 24º seminário de verão de Coimbra sobre direitos fundamentais — Diálogo interatlântico — O Instituto de Pesquisa e Estudos Jurídicos Avançados (Ipeja), em parceria com a Universidade de Coimbra, promove evento que contará com a participação dos ministros Ricardo Lewandowski (STF), Alexandre de Moraes (STF) e Ricardo Villas Bôas Cueva (STJ). Também participa o constitucionalista português Gomes CanotilhoClique aqui para se inscrever.




Topo da página

 é repórter da revista Consultor Jurídico.

Revista Consultor Jurídico, 28 de junho de 2021, 8h23

Comentários de leitores

0 comentários

Comentários encerrados em 06/07/2021.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.