Consultor Jurídico

Direito Remoto

Agenda de webinários: acompanhe debates jurídicos na internet

Por 

Veja aqui os seminários jurídicos virtuais e gratuitos mais interessantes na rede. Os eventos são transmitidos ao vivo, mas podem ser vistos a qualquer tempo usando o mesmo link.

Desde o início da epidemia de Covid-19, acadêmicos do Direito e a Justiça em geral se reinventaram para manter os debates e a produtividade. Com isso, os webinários tornaram-se uma nova realidade.

Abaixo, veja os seminários jurídicos virtuais e gratuitos mais interessantes dos próximos dias:

25/6
9h — Aspectos gerais da nova Lei de Licitações e a etapa preparatória do certame — Evento promovido pela FGV será aberto pelo ministro do STJ e coordenador acadêmico da FGV Conhecimento, Antonio Saldanha Palheiro, e terá a participação do ministro do TCU Benjamin Zymler e do senador e relator do PL 4.253/2020 no Senado que resultou na nova Lei de Licitações, Antonio Anastasia (PSD-MG). Clique aqui para se inscrever. 

10h — Lei de Migração e o refúgio — Evento promovido pela Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão contará a participação das professoras Tatyana Friedrich e Giuliana Redin, da Universidade do Federal do Paraná e da Universidade Federal de Santa Maria, respectivamente. A moderação será feita pelo procurador regional da República André de Carvalho Ramos, coordenador de GT da PFDC que trata sobre temática. Clique aqui para acompanhar. 

10h — Processo administrativo, judicial e de execução fiscal do século 21 — Os palestrantes e debatedores são membros-pesquisadores de projeto que faz parte da linha de pesquisa "Macrovisão do Crédito Tributário", do Núcleo de Estudos Fiscais (NEF) da FGV Direito SP. Clique aqui para se inscrever. 

10h — ESG na prática: da implementação aos resultados —Participam do debate promovido pelo escritório Souto Correa Luiza Vasconcellos, VP Renda Fixa e especialista ESG do Itaú BBA; Sebastian Soares, sócio-líder de ESG e Governança Corporativa da KPMG Brasil; Regina Durante, diretora de Gente e Sustentabilidade da Lojas Renner; Eduardo Ferlauto, head de Sustentabilidade e Diversidade; e Alvaro de Azevedo, diretor Administrativo e Financeiro e de Relações com Investidores, ambos também da Renner. Clique aqui para se inscrever. 

11h — Arbitragem Doméstica e Internacional — O Cescon Barrieu, Nadia de Araujo Advogados e Herbert Smith Freehills promovem evento com a participação de Frederico Marques, Of Counsel do Cescon Barrieu em Toronto, Canadá, Helena Najjar Abdo, sócia da área de Contencioso e Arbitragem do Cescon Barrieu. O painel contará ainda com Nadia de Araujo, sócia Fundadora do escritório Nadia de Araujo Advogados e Árbitra do Tribunal Permanente de Revisão do Mercosul, e Thierry Tomasi, sócio do grupo de Arbitragem Internacional do escritório Herbert Smith Freehills. Clique aqui para acompanhar. 

13h Prisões políticas em manicômios e condenação de torturadores A partir das 13, na TV 247, Dafne Ashton e Mariana Mollica recebem Ana Paula Guljor, psiquiatra, doutora em Saúde Pública e Ana Miranda, sanitarista, presa política quatro vezes entre 1968 e 1974, sobrevivente da ditadura e testemunha nas Comissões da Verdade. O programa Lugar de Escuta tem como tema nesta sexta "O primeiro torturador condenado no Brasil e os presos políticos em manicômios". Clique aqui para acompanhar.

17h — Crise hídrica e transição energética — Webinário promovido pelo IREE Indústria e pelo Centro de Estudos de Economia do IREE (CEE), contará com a participação do deputado federal Danilo Forte (PSDB-CE), do diretor da Siemens Energy e presidente da ABDIB, André Clark, e da diretora do Instituto Ilumina e professora do Instituto de Química da UFRJ Clarice Ferraz. O encontro terá mediação do presidente do IREE Indústria, Armando Monteiro, e da economista-chefe do IREE, Juliane Furno. Clique aqui para acompanhar. 

19h — A fazenda pública em juízo, como demandante e como demandada — Evento realizado pela OAB-RJ e Universidade Iguaçu (UNIG) terá a participação do desembargador do TRF-2, André Fontes, do procurador geral do município de Nova Iguaçu, Rafael Alves e consultora da Comissão de Direitos Humanos da OAB Nacional, Lhuba Batuli, Clique aqui para acompanhar. 

28/6 e 29/6
19h — Desmistificando a transexualidade — Promovido pelo escritório Brasil Salomão e Matthes Advocacia, com apoio da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), o evento debate o tema em dois dias e terá a participação de professores, psicólogos e advogados. Clique aqui para acompanhar.

28/6
15h — O impacto da decisão do STF sobre o prazo da patente — Otto Licks e Roberto Rodrigues, sócios do escritório Licks Attorneys, ministram o webinar que irá tratar da decisão do STF de declarar inconstitucional o parágrafo único do art. 40,  da Lei de Propriedade Industrial (lei 9.279/96), que concedia prazos extras em patentes de medicamentos, e os efeitos que já são sentidos no sistema brasileiro. Clique aqui para se inscrever.

19h — Habeas Corpus na prática e jurisprudência criminal — O advogado criminalista David Metzker, sócio da Metzker Advocacia e professor de Direito Penal e Processo Penal, autor do livro que dá nome ao evento, promove webinar com convidados para o lançamento da obra. O evento, online, contará com participações do advogado criminalista Alberto Toron e dos ministros do STJ Rogerio Schietti e Sebastião Reis Junior. A transmissão será realizada por meio do programa zoom. ID da reunião: 894 0520 2281 — Senha de acesso: 086747

19h — Lançamento do e-book Marketing Jurídico Digital  O  advogado Antonio Carlos Marques Fernandes, especialista em Direito Digital e presidente da Comissão de Publicidade e Serviços Jurídicos na Internet da OAB-RJ, lança livro voltado para advogados e estudantes de Direito. Clique aqui para se inscrever.

19h — Lei n° 14.112/2020: Inovações no regime jurídico da falência e recuperação judicial e extrajudicial de empresas — Participam do evento promovido pela Aasp Daniel Carnio Costa, Fátima Cristina Bonassa, Osana Maria da Rocha Mendonça, Renato Mange e Ruy Pereira Camilo Junior. O evento marca o lançamento da edição nº 150 da Revista do Advogado, cujo tema é recuperação de empresas e falência. Clique aqui para se inscrever. 

29/6
9h — A LGPD no setor público: erros e acertos de um aprendizado — Fernando Santiago, professor convidado da Fundação Dom Cabral, sócio do Chenut Oliveira Santiago Advogados e indicado pela Câmara dos Deputados para compor o Conselho Nacional de Proteção de Dados Pessoais e da Privacidade (CNPD), vai mediar o webinário, que terá a participação de André Sucupira, DPO da Serpro — maior empresa pública de processamento de dados da América Latina — e Carlos Vinícius Reis, DPO do Ministério da Infraestrutura. Clique aqui para acompanhar.

10h30 - Lançamento do Anuário da Justiça Brasil 2021 —  O lançamento desta 15ª edição será transmitida pelo canal da TV ConJur no YouTube. Terá depoimentos dos presidentes do STF, Luiz Fux; do STJ, Humberto Martins; do TST, ministra Maria Cristina Peduzzi; do TSE, Roberto Barroso; e da AMB, Renata Gil. Cada um deles com um breve panorama do último ano e perspectivas para 2021. E, ao vivo, a TV ConJur apresentará o debate "Justiça e Democracia — A visão da Justiça, do Ministério Público e da Advocacia" com a participação do ministro Gilmar Mendes, do STF; do procurador-geral da República Augusto Aras; e do presidente do Conselho Federal da OAB, Felipe Santa Cruz. A mediação será do repórter especial da ConJur Rodrigo Haidar. Clique aqui para acompanhar.

18h — Crime de stalking "O Novo Delito de Stalking", "O Crime de Cyberstalking Contra a Mulher" e "Cyberstalking: Crime de Perseguição na Modalidade Online" serão temas das palestras do advogado André Luís Callegari e dos professores Mariana Weigert e Walter Capanema. Participam do encontro promovido pela Emerj os   desembargadores do TJ-RJ Cristina Tereza Gaulia, diretora-geral da Emerj; Paulo Baldez e Nagib Slaibi Filho, e a professora Janaina Matida. Clique aqui para se inscrever.

19h — Inclusão de pessoas trans nas empresas — Para celebrar o mês do Orgulho LGBTQIA+, o Lefosse Advogados, promove webinar para debater a inclusão de pessoas trans no mercado de trabalho com a participação da Melissa Cassimiro, consultora da Accenture. A moderação do evento ficará por conta do André Mileski, sócio do Lefosse Advogados, e Danilo Orlando, advogado sênior do escritório. Clique aqui para se inscrever

30/6
10h — Sociedade Anônima do futebol (PL nº 5.516, de 2019) — Evento promovido pela MDA advogados terá a participação de Rodrigo Monteiro de Castro, José Francisco Manssur, Lina Santin e
Eduardo Perez Salusse. Clique aqui para acompanhar. 

1º/7
10h — Responsabilidade de empresas e dirigentes no trabalho escravo e no tráfico de pessoas — Evento promovido pela Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão contará com a participação a professora Danielle Anne Pamplona e a procuradora do trabalho Gisela Nabuco Majela Sousa. Integrante do GT Direitos Humanos e Empresas da PFDC, o procurador da República Leonaro Jusinskas fará a mediação. Todos os eventos contam com a participação do procurador federal dos Direitos do Cidadão, Carlos Alberto Vilhena. Clique aqui para acompanhar.

17h — Sandbox regulatório — Evento promovido pela FGV contará com as participações do assessor da diretoria de Organização do Sistema Financeiro e de Resolução do Banco Central, Carlos Eduardo de Almeida; da superintendente de Seguros Privados (Susep), Solange Paiva Vieira; e do coordenador de Economia Aplicada do FGV Ibre e professor da FGV Direito Rio, Armando Castelar. Clique aqui para se inscrever. 

5/7 e 6/7
10h — 24º seminário de verão de Coimbra sobre direitos fundamentais — Diálogo interatlântico —
 O Instituto de Pesquisa e Estudos Jurídicos Avançados (Ipeja), em parceria com a Universidade de Coimbra, promove evento que contará com a participação dos ministros Ricardo Lewandowski (STF), Alexandre de Moraes (STF), Ricardo Villas Bôas Cueva (STJ). Também participa o constitucionalista português Gomes CanotilhoClique aqui para se inscrever.




Topo da página

 é repórter da revista Consultor Jurídico.

Revista Consultor Jurídico, 25 de junho de 2021, 8h17

Comentários de leitores

0 comentários

Comentários encerrados em 03/07/2021.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.