Consultor Jurídico

Direito Remoto

Agenda de webinários: acompanhe debates jurídicos na internet

Por 

Veja aqui os seminários jurídicos virtuais e gratuitos mais interessantes na rede. Os eventos são transmitidos ao vivo, mas podem ser vistos a qualquer tempo usando o mesmo link.

Desde o início da epidemia de Covid-19, acadêmicos do Direito e a Justiça em geral se reinventaram para manter os debates e a produtividade. Com isso, os webinários tornaram-se uma nova realidade.

Abaixo, veja os seminários jurídicos virtuais e gratuitos mais interessantes dos próximos dias:

24/6
9h — Organização patrimonial e sucessória: questões práticas e atuais —  No evento, serão abordados temas dos 12 artigos que compõem a publicação, e que levantam discussões no Direito de Família, de Sucessões, Imobiliário, Tributário e Contratual. Para esclarecer a importância desses assuntos para famílias e empresas com perfil familiar, responsáveis por 65% do PIB brasileiro, participam do debate Magda Ehlers, fundadora do Instituto Sucessor e consultora de empresas familiares, e Jorge Cesa, sócio do escritório Souto Correa e um dos autores do livro. A moderadora será Daniela Russowsky Raad, também sócia e autora do eBook. Clique aqui para se inscrever. 

9h — Alterações realizadas na escrituração contábil fiscal em 2021 — A empresa De Biasi, que oferece serviços de Auditoria, Consultoria e Outsourcing, promove evento que terá a participação das consultoras tributárias Bianca Ferreira e Simone Kurokawa de Queiroz. Elas também vão abordar os pontos de atenção na hora de fazer a escrituração e possíveis cruzamentos partindo da ECF. Clique aqui para se inscrever. 

9h — 10 anos de debêntures de infraestrutura (Lei 12.431/11) — Evento promovido pelo escritório Pinheiro Neto Advogados debate a importância da lei para o financiamento de projetos de investimento de longo prazo no país, com participação de profissionais do BNDES, Ministério de Infraestrutura e Ministério da Economia. Clique aqui para se inscrever. 

9h — Webinário Justiça, tecnologia e eficiência — Voltado a magistrados, membros do Ministério Público, advogados, servidores, e a quem mais tiver interesse, o encontro tem como objetivo trazer à cena a reflexão acerca do uso da tecnologia 5G como forma de induzir alterações no Judiciário que ampliem o acesso à justiça e otimizem a prestação jurisdicional. Clique aqui para se inscrever. 

10h — Diversidade & Eleições — Participam do debate Thiago Amparo, professor e coordenador do Núcleo de Justiça Racial e Direito e da Clínica de Políticas de Diversidade da FGV Direito SP; Bruna Benevides, secretária de articulação política da Associação Nacional de Travestis e Transexuais (Antra); Júlia Barcelos, assessora no TSE; Sheila Carvalho, articuladora da Coalizão Negra por Direitos; e alunos da FGV Direito SP. Clique aqui para se inscrever. 

10h — 10h — Sociedades Anônimas simplificadas e mercado de acesso — O webinário promovido pelo IREE contará com a participação do diretor da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) Alexandre Costa Rangel; do advogado, ex-procurador do BC e ex-diretor da CVM Henrique Machado; do advogado, coautor do projeto criador do regime especial da sociedade anônima simplificada Rodrigo Monteiro de Castro; e do presidente do IREE, advogado Walfrido Warde, também coautor do projeto criador do regime especial da sociedade anônima simplificada. Clique aqui para acompanhar. 

10h30 — LGPD e GPDR: A experiência luso-brasileira e as perspectivas — O escritório Rolim, Viotti, Goulart, Cardoso Advogados promove o evento que contará com a participação de Luis Gustavo Miranda, Alice Khouri, ambos do Rolim, Pedro Simões Dias, do Ferreira Pinto & Associados, e Claudio Castro, da Grant Thornton LLP (EUA). Na oportunidade, serão debatidas as perspectivas da LGPD considerando a experiência europeia com o GDPR e lições já aprendidas. Clique aqui para se inscrever. 

11h — Aspectos jurídicos do software como serviço — Os advogados Fernando ZilvetiMarcela Cavallo e Renato Borelli falam sobre a modalidade de contrato SaaS. Com foco na explicação da consistência da contratação, suas diferenças com relação a compra de uma licença vitalícia e as vantagens sob o ponto de vista jurídico, os especialistas também trarão aspectos de responsabilização pelo armazenamento dos dados e eventual imputação de responsabilidades por eventos que envolvam cibersegurança. Clique aqui para se inscrever. 

11h — A Lei de Liberdade Econômica e impactos jurídicos nos negócios — Participam do evento os advogados Jorge SanchezRubens Zampieri Filardi, sócios do escritório Sanchez & Sanchez Sociedade de Advogados. O evento será presidido por Nuno Rebelo de Sousa, presidente da Câmara portuguesa. Clique aqui para se inscrever. 

11h —  Como rastrear e recuperar criptoativos —  A Câmara Brasileira da Economia Digital (camara-e.net), em parceria com o escritório global Kobre & Kim, promove o evento que terá a participação de Leonardo Palhares, presidente da camara-e.net e diretor Latam no Kobre & Kim; Isadora Fingermann, sócia do TozziniFreire Advogados; Fernando Mirandez Del Nero Gomes, sócio do Pinheiro Neto Advogados; Benjamin Sauter, sócio do Kobre & Kim; Evelyn B. Sheehan, sócia do Kobre & Kim; e Amanda Wick, chefe de assuntos jurídicos da Chainalysis, Inc. Clique aqui para se inscrever. 

17h — Liderança feminina no meio jurídico — Evento promovido pelo escritório Demarest discute quais medidas efetivas estão sendo implementadas para promover equidade de gênero e quais os ganhos em promover igualdade de oportunidades para homens e mulheres no mercado jurídico. Clique aqui para se inscrever. 

17h — Propaganda eleitoral na internet — O ministro do TSE Carlos Mário da Silva Velloso Filho fará palestra no encontro promovido pelo IAB. Após a palestra, o assunto será debatido pelo ex-presidente do TSE Torquato Jardim e pela presidente da Comissão de Direito Eleitoral do IAB, Vânia Aieta. O evento será aberto pela presidente nacional, Rita Cortez. Clique aqui para acompanhar.   

18h — "Livro Aberto" — Magistrados apresentam leituras de contos — Participarão da leitura os desembargadores Ana Maria Oliveira e Heleno Nunes, e os juízes Elizabeth Louro, Paula Cossa, Elizabeth Saad, Renato Charnaux Sertã e Ricardo Andrade. O evento é  uma iniciativa da Biblioteca TJE-RJ/Emerj, dirigido por Silvia Monte. Em todos os encontros há tradução simultânea na Língua Brasileira de Sinais (Libras). Clique aqui para se inscrever. 

19h — Cessão de crédito judicial  — A venda de processo trabalhista, uma alternativa prevista em lei, mas pouco conhecida, será o tema de um debate online promovido pela Pro Solutti, gestora de ativos judiciais. Participam do bate-papo Rodrigo Valverde, sócio da Pro Solutti, e Otavio Calvet, juiz titular de Vara do Trabalho no TRT/RJ e colunista da ConJur. Clique aqui para acompanhar. 

19h — Arte LGBTQ+ — Evento promovido pelo Machado Meyer Advogados recebe Eduardo Ayala Fuentes, diretor de desenvolvimento do Leslie-Lohman Museum of Art, museu de arte visual no Soho em Nova York focado em arte LGBTQIA+. A moderação fica a cargo de Raquel Novais e Vagner Araújo, sócia e advogado do escritório.  Clique aqui para se inscrever. 

19h — Como inovar no jurídico das empresas — Ministrado por Luiz Felipe Tassitani, especialista de gestão jurídica da Braskem, o webinar gratuito irá abordar a nova realidade nas empresas. Além do equilíbrio perfeito entre tecnologia e humanização na área jurídica, Tassitani também falará sobre a importância das soft skills — aptidões mentais, sociais e emocionais — para a implantação com sucesso dessas novas metodologias de trabalho. Clique aqui para se inscrever. 

25/6
9h — Aspectos gerais da nova Lei de Licitações e a etapa preparatória do certame — Evento promovido pela FGV será aberto pelo ministro do STJ e coordenador acadêmico da FGV Conhecimento, Antonio Saldanha Palheiro, e terá a participação do ministro do TCU Benjamin Zymler e do senador e relator do PL 4.253/2020 no Senado que resultou na nova Lei de Licitações, Antonio Anastasia (PSD-MG). Clique aqui para se inscrever. 

10h — Lei de Migração e o refúgio — Evento promovido pela Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão contará a participação das professoras Tatyana Friedrich e Giuliana Redin, da Universidade do Federal do Paraná e da Universidade Federal de Santa Maria, respectivamente. A moderação será feita pelo procurador regional da República André de Carvalho Ramos, coordenador de GT da PFDC que trata sobre temática. Clique aqui para acompanhar. 

10h — Processo administrativo, judicial e de execução fiscal do século 21 — Os palestrantes e debatedores são membros-pesquisadores de projeto que faz parte da linha de pesquisa "Macrovisão do Crédito Tributário", do Núcleo de Estudos Fiscais (NEF) da FGV Direito SP. Clique aqui para se inscrever. 

10h — ESG na prática: da implementação aos resultados —Participam do debate promovido pelo escritório Souto Correa Luiza Vasconcellos, VP Renda Fixa e especialista ESG do Itaú BBA; Sebastian Soares, sócio-líder de ESG e Governança Corporativa da KPMG Brasil; Regina Durante, diretora de Gente e Sustentabilidade da Lojas Renner; Eduardo Ferlauto, head de Sustentabilidade e Diversidade; e Alvaro de Azevedo, diretor Administrativo e Financeiro e de Relações com Investidores, ambos também da Renner. Clique aqui para se inscrever. 

28/6 e 29/6
19h — Desmistificando a transexualidade — Promovido pelo escritório Brasil Salomão e Matthes Advocacia, com apoio da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), o evento debate o tema em dois dias e terá a participação de professores, psicólogos e advogados. Clique aqui para acompanhar.

28/6
19h — Lançamento do e-book Marketing Jurídico Digital  O  advogado Antonio Carlos Marques Fernandes, especialista em Direito Digital e presidente da Comissão de Publicidade e Serviços Jurídicos na Internet da OAB-RJ, lança livro voltado para advogados e estudantes de Direito. Clique aqui para se inscrever.

19h — Lei n° 14.112/2020: Inovações no regime jurídico da falência e recuperação judicial e extrajudicial de empresas — Participam do evento promovido pela Aasp Daniel Carnio Costa, Fátima Cristina Bonassa, Osana Maria da Rocha Mendonça, Renato Mange e Ruy Pereira Camilo Junior. O evento marca o lançamento da edição nº 150 da Revista do Advogado, cujo tema é recuperação de empresas e falência. Clique aqui para se inscrever. 

29/6
9h — A LGPD no setor público: erros e acertos de um aprendizado — Fernando Santiago, professor convidado da Fundação Dom Cabral, sócio do Chenut Oliveira Santiago Advogados e indicado pela Câmara dos Deputados para compor o Conselho Nacional de Proteção de Dados Pessoais e da Privacidade (CNPD), vai mediar o webinário, que terá a participação de André Sucupira, DPO da Serpro — maior empresa pública de processamento de dados da América Latina — e Carlos Vinícius Reis, DPO do Ministério da Infraestrutura. Clique aqui para acompanhar. 

18h — Crime de stalking "O Novo Delito de Stalking", "O Crime de Cyberstalking Contra a Mulher" e "Cyberstalking: Crime de Perseguição na Modalidade Online" serão temas das palestras do advogado André Luís Callegari e dos professores Mariana Weigert e Walter Capanema. Participam do encontro promovido pela Emerj os   desembargadores do TJ-RJ Cristina Tereza Gaulia, diretora-geral da Emerj; Paulo Baldez e Nagib Slaibi Filho, e a professora Janaina Matida. Clique aqui para se inscrever.

1º/7
10h — Responsabilidade de empresas e dirigentes no trabalho escravo e no tráfico de pessoas — Evento promovido pela Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão contará com a participação a professora Danielle Anne Pamplona e a procuradora do trabalho Gisela Nabuco Majela Sousa. Integrante do GT Direitos Humanos e Empresas da PFDC, o procurador da República Leonaro Jusinskas fará a mediação. Todos os eventos contam com a participação do procurador federal dos Direitos do Cidadão, Carlos Alberto Vilhena. Clique aqui para acompanhar.

5/7 e 6/7
10h — 24º seminário de verão de Coimbra sobre direitos fundamentais — Diálogo interatlântico —
 O Instituto de Pesquisa e Estudos Jurídicos Avançados (Ipeja), em parceria com a Universidade de Coimbra, promove evento que contará com a participação dos ministros Ricardo Lewandowski (STF), Alexandre de Moraes (STF), Ricardo Villas Bôas Cueva (STJ). Também participa o constitucionalista português Gomes CanotilhoClique aqui para se inscrever.




Topo da página

 é repórter da revista Consultor Jurídico.

Revista Consultor Jurídico, 24 de junho de 2021, 8h18

Comentários de leitores

0 comentários

Comentários encerrados em 02/07/2021.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.