Diversidade e inclusão

Banca Gondim Albuquerque Negreiros Advogados reserva 20% das vagas para negros

Autor

23 de junho de 2021, 9h53

O escritório Gondim Albuquerque Negreiros Advogados cotas para negros. Com isso, 20% das vagas para novos sócios, estagiários e funcionários administrativos serão para pessoas autodeclaradas pretas ou pardas, que contarão com programa específico de treinamento, capacitação e mentoria. 

"Enfrentar o futuro também passa por corrigir os erros do passado em ações concretas que contribuam para a formação de uma comunidade mais plural em oportunidades. Ouvimos nosso time e decidimos agir. Sempre fomos muito plurais mas precisávamos fazer mais e melhor", ressalta Gustavo Albuquerque, sócio do escritório.

A banca mobilizou o comitê de diversidade (criado em 2017) e uma consultoria especializada em inclusão. Após diversos encontros, o escritório criou a nova política de talentos e treinamento de novos advogados e demais profissionais em novembro de 2020.

Desde então foram contratados mais 74 profissionais. Deles, 30 se autodeclaram negros (sendo 21 advogados, dois assistentes de comunicação, um assistente jurídico, cinco estagiários e um office boy), todos fazendo parte do programa de diversidade e inclusão, que engloba ações de desenvolvimento profissional, com mentoria e programa de formação e capacitação (custeio de cursos de aperfeiçoamento, técnico, graduação, especialização, entre outras medidas).

Veja alguns aspectos importantes da política de diversidade e inclusão:

1. Mentoria
Os profissionais que desejarem serão acompanhados por um sócio de capital ou um sócio de resultado para tratar de carreira e desenvolvimento profissional. Todos os
que desejarem ser mentores receberão treinamento para tal.

2. Formação e capacitação
Auxílio-educação disponível para o profissional inserido no programa de diversidade e inclusão. Dessa forma, todos que desejarem contarão com suporte financeiro para realizar cursos para desenvolvimento profissional, de acordo com a política do programa de formação e capacitação.

3. Avaliação de performance
A avaliação de performance de profissionais do Gondim incluídos no programa de diversidade e inclusão será feita trimestralmente pelo setor de recursos humanos, pela liderança da área ou pelo
Conselho Executivo. O objetivo é promover um acompanhamento próximo, permitindo o crescimento e desenvolvimento na banca.

4. Formas de cumprimento
Para o cumprimento desta política, a avaliação de performance das lideranças do Gondim e seu consequente reconhecimento estarão diretamente relacionados não somente às entregas em si, mas ao nível de engajamento com as políticas de diversidade, bem como engajamento do time em questão.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!