Terreno na lua

Fazenda vai a leilão para ressarcir investidores enganados

Autor

23 de junho de 2021, 17h52

Uma propriedade rural de quase 34 alqueires, cerca de 800 mil m2 no interior de São Paulo, estão sendo vendidos em leilão até o próximo dia 5 de julho, para ressarcir investidores que foram enganados e compraram lotes do terreno, que nunca foram entregues. As informações são do Monitor do Mercado.

Reprodução
A Fazenda São José do Ribeirão é propriedade da Loteadora Agropecuária Santa Luzia que, em 2008, iniciou a comercialização de mais de 200 lotes na cidade de Itupeva (SP) sem que eles tivessem registro no cartório de imóveis. A proprietária vendia os terrenos com a promessa de que o local teria uma valorização compatível aos outros condomínios. 

Os investidores entraram na Justiça com uma com ação declaratória de nulidade da compra e venda, pedido de lucros cessantes por frustração da prometida valorização dos terrenos. 

Segundo o advogado Héctor Borecki Carrillo, sócio do escritório Carrillo Advogados, que representou parte dos investidores, durante as vendas, a proprietária ainda havia prometido que entregaria dos lotes com portaria, água, luz, calçamento e segurança 24 horas, o que geraria a natural valorização dos lotes, o que atraiu novos clientes.

"As promessas atraíram dezenas de compradores, que pagaram em única parcela pela compra de parte dos 214 lotes", afirmou o advogado. 

A empresa Loteadora Agropecuária Santa Luzia reconheceu a venda de terrenos em loteamento não registrado, justificando a ilegalidade em decorrência da morte de um de seus sócios.

Após anos de processo na Justiça, o Tribunal de Justiça de São Paulo determinou o leilão da propriedade para ressarcir os consumidores que tiveram prejuízo.

A área está sendo leiloada com lance inicial de R$ 12,89 milhões. O leilão começou no dia 11 de junho e deve se estender até o dia 5 de julho de 2021.

Clique aqui e aqui para ler os acórdãos
4000265-60.2012.8.26.0309/50000

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!