Consultor Jurídico

Direito Remoto

Agenda de webinários: acompanhe debates jurídicos na internet

Por 

Veja aqui os seminários jurídicos virtuais e gratuitos mais interessantes na rede. Os eventos são transmitidos ao vivo, mas podem ser vistos a qualquer tempo usando o mesmo link.

Desde o início da epidemia de Covid-19, acadêmicos do Direito e a Justiça em geral se reinventaram para manter os debates e a produtividade. Com isso, os webinários tornaram-se uma nova realidade.

Abaixo, veja os seminários jurídicos virtuais e gratuitos mais interessantes dos próximos dias:

22/6
10h — Sustentabilidade no agronegócio — Certificações —  O encontro vai abordar certificações no contexto ESG e tratar da integração de fatores ambientais, sociais e de governança ao agronegócio. A mediação ficará a cargo de Marcelo Mendo e Luciano Souza, sócios de Agronegócios do Cescon Barrieu, e vai contar com os convidados Marcos Montes e Cláudio Torquato, ambos do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, e Rebeca Stefanini, advogada da área de Direito Ambiental do escritório. Clique aqui para se inscrever. 

10h — Ciclo de Debates "Conferências Paulo Brossard" — Debatem "Sistema Partidário Repensado: os Dilemas do Polipartidarismo" os professores Carlos Blanco de Morais e José Levi do Amaral. Os debates do ciclo buscam integrar juristas, cientistas políticos, filósofos, governantes e comunicadores a fim de aprofundar o desenho de alternativas para uma reforma política. Clique aqui para se inscrever.

10h — Impacto dos contratos de licenciamento de propriedade intelectual na concorrência — Participam do evento promovido pela Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio, Indústria e Agricultura, Italo Giovanni Napolitano (diretor de propriedade intelectual e política da concorrência da Wipo), Filippo La Rosa (cônsul geral da Itália em São Paulo), Vicente Bagnoli (presidente Cojur) e Graziano Messana (presidente Italcam). Clique aqui para se inscrever. 

14h — Lawfare: Waging war through law  Evento marca o lançamento da edição em língua inglesa, pela editora Routledge, do livro "Lawfare: Waging War through Law", de autoria de Cristiano Zanin, Valeska Teixeira Zanin Martins e Rafael Valim. O webinar conta com a participação especial do ex-presidente Lula, além de Alfredo Saad-Filho, chefe do departamento de Desenvolvimento Internacional da King 's College London, e John Watts, diretor da BLJ London. Clique aqui para se inscrever. 

14h — 1º Webinário sobre Atuação Integrada em Segurança Pública no Enfrentamento às Droga — Evento promovido pelo Ministério da Justiça e da Segurança Pública debate temas como organizações criminosas, mudanças normativas relacionadas às drogas e gestão de bens apreendidos. Clique aqui para acompanhar. 

17h — "Revisão da vida toda" e o posicionamento do STF — O debate contará com a participação de Adriane Bramante de Castro Ladenthin (presidente do Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário — IBDP), Hermes Arrais Alencar (procurador federal da Procuradoria-Geral Federal) e Ivone Silva (presidente do Sindicato dos Bancários de São Paulo — SEEB-SP). A mediação do encontro ficará a cargo da advogada especialista em Direito Previdenciário Sara Quental, sócia do escritório Crivelli Advogados. Clique aqui para se inscrever. 

19h — Prova penal e falsos reconhecimentos — Evento promovido pela Federação Nacional das e dos Estudantes de Direito (Fened) debate  a questão dos falsos reconhecimentos e da prova penal. Participam do encontro a advogada Dora Cavalcanti o professor Aury Lopes Jr. e a professora Janaina Matida. A mediação do evento ficará a cargo da advogada Alani Figueiredo e do secretário-geral da Fened, Rodrigo Siqueira. Clique aqui para acompanhar. 

19h30 — Tendências do Direito Contratual na contemporaneidade — O objetivo do encontro é apresentar aos participantes os aspectos gerais do Direito Contratual, área contemplada em novo curso da PUC-Campinas na modalidade 100% digital. Durante a live, também serão mostrados os diferenciais do curso, que ampara suas atividades em ferramentas e conteúdos inovadores. Clique aqui para se inscrever. 

20h45 — Crimes do colarinho branco e ensino jurídico — O seminário é promovido pela Comissão de Graduação da Faculdade de Direito da USP (FDUSP), com o apoio da Pró-Reitoria de Graduação da universidade. Participam do debate os professores de Direito Penal da FDUSP Helena Lobo da Costa e Piepaolo Bottini e de Direito Processual Penal Gustavo Badaró e Marta Saad (mediadora). O evento será transmitido pelo canal do YouTube da faculdade.Clique aqui para acompanhar.

23/6
9h — Modulação de efeitos no STF e R$ 109,8 bilhões ainda em jogo — Debatedores irão destacar questões já decididas nos últimos meses pelo STF e aquelas objeto de definições que impactarão na expectativa de recuperação de créditos fiscais em razão da limitação de efeito de decisões favoráveis aos contribuintes, como (i) ICMS nas operações de licenciamento de softwares; (ii) inconstitucionalidade da cobrança do diferencial de alíquotas do ICMS (Difal/ICMS) para consumidor final e (iii) incidência de Contribuição Previdenciária sobre terço de férias. Clique aqui para se inscrever. 

10h — ADI 5.529 e seus efeitos no prazo de proteção de patentes — O sócio da banca Montaury Pimenta, Machado & Vieira de Mello, Luiz Edgard Montaury Pimenta, atual Presidente da ABPI, participa de debate  juntamente com a diretora de patentes do INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial), Liane Lage, em evento promovido pelo Comitê de Propriedade Intelectual da Amcham (Câmara de Comércio Americana) Rio. Clique aqui para se inscrever. 

11h — A nova Lei do Gás: perspectivas e desafios — O webinário será aberto pela presidente nacional do IAB, Rita Cortez. Os debates serão mediados pelo diretor de Tecnologia e Inovação e presidente da Comissão de Direito de Energia, Petróleo e Gás do IAB, Bernardo Gicquel, e pelo vice-presidente da mesma comissão, Luis Fernando Priolli. Clique aqui para acompanhar.  

17h —  LGPD: Normas e condutas para o ensino híbrido — O evento terá a participação de Daniel Maffessoni Passinato Diniz e Franciele Doutor, da Passinato & Graebin — Sociedade de Advogados. Clique aqui para acompanhar. 

18h — 21 reflexões sobre a arbitragem no CAM-Amcham21 — Luciano Godoy, sócio do LUC Advogados, participa do evento que também contará com a participação de Celso Xavier (Demarest Advogados) Eliana Baraldi (Baraldi Mariani Advogados) e Jozi Uehbe (FCDG Advogados). Clique aqui para se inscrever. 

19h — Projetos de infraestrutura: como torná-los atrativos? — A Comissão de Infraestrutura da OAB-SP, presidida por Marcos Perez, promove debate que discute o desenvolvimento da infraestrutura como fator-chave para o crescimento econômico sustentável e para universalizar o acesso a serviços básicos. A moderação será de Nara Merlotto, diretora da São Paulo Parcerias, e de Antônio Carlos Cintra do Amaral Filho, procurador do município de São Paulo. Do debate participarão Larissa Sabino, da Pátria Investimentos, Gabriel Galipolo, sócio da Galipolo Consultoria, Maria Virginia Mesquita, advogada especializada na estruturação de projetos, e Danilo Tavares, professor  da Unifesp. Clique aqui para se inscrever.

24/6
9h — Organização patrimonial e sucessória: questões práticas e atuais —  No evento, serão abordados temas dos 12 artigos que compõem a publicação, e que levantam discussões no Direito de Família, de Sucessões, Imobiliário, Tributário e Contratual. Para esclarecer a importância desses assuntos para famílias e empresas com perfil familiar, responsáveis por 65% do PIB brasileiro, participam do debate Magda Ehlers, fundadora do Instituto Sucessor e consultora de empresas familiares, e Jorge Cesa, sócio do escritório Souto Correa e um dos autores do livro. A moderadora será Daniela Russowsky Raad, também sócia e autora do eBook. Clique aqui para se inscrever. 

9h — Alterações realizadas na Escrituração Contábil Fiscal em 2021 — A empresa De Biasi, que oferece serviços de Auditoria, Consultoria e Outsourcing, promove evento que terá a participação das consultoras tributárias Bianca Ferreira e Simone Kurokawa de Queiroz. Elas também vão abordar os pontos de atenção na hora de fazer a escrituração e possíveis cruzamentos partindo da ECF. Clique aqui para se inscrever. 

9h — 10 Anos de Debêntures de Infraestrutura (Lei 12.431/11) — Evento promovido pelo escritório Pinheiro Neto Advogados debate a importância da lei para o financiamento de projetos de investimento de longo prazo no país, com participação de profissionais do BNDES, Ministério de Infraestrutura e Ministério da Economia. Clique aqui para se inscrever. 

9h — Webinário Justiça, Tecnologia e Eficiência — Voltado a magistrados e magistradas, membros do Ministério Público, advogados e advogadas, servidores, servidoras e a quem mais tiver interesse, o encontro tem como objetivo trazer à cena a reflexão acerca do uso da tecnologia 5G como forma de induzir alterações no Judiciário que ampliem o acesso à justiça e otimizem a prestação jurisdicional. Clique aqui para se inscrever. 

10h — Diversidade & Eleições — Participam do debate Thiago Amparo, professor e coordenador do Núcleo de Justiça Racial e Direito e da Clínica de Políticas de Diversidade da FGV Direito SP; Bruna Benevides, secretária de articulação política da Associação Nacional de Travestis e Transexuais (Antra); Júlia Barcelos, assessora no Tribunal Superior Eleitoral (TSE); Sheila Carvalho, articuladora da Coalizão Negra por Direitos; e alunos da FGV Direito SP. Clique aqui para se inscrever. 

10h30 — LGPD e GPDR: A experiência luso-brasileira e as perspectivas — O escritório Rolim, Viotti, Goulart, Cardoso Advogados promove o evento que contará com a participação de Luis Gustavo Miranda, Alice Khouri, ambos do Rolim, Pedro Simões Dias, do Ferreira Pinto & Associados, e Claudio Castro, da Grant Thornton LLP (EUA). Na oportunidade, serão debatidas as perspectivas da LGPD considerando a experiência europeia com o GDPR e lições já aprendidas. Clique aqui para se inscrever. 

11h — Aspectos jurídicos do Software como Serviço — Os advogados Fernando ZilvetiMarcela Cavallo e Renato Borelli falam sobre a modalidade de contrato SaaS. Com foco na explicação da consistência da contratação, suas diferenças com relação a compra de uma licença vitalícia e as vantagens sob o ponto de vista jurídico, os especialistas também trarão aspectos de responsabilização pelo armazenamento dos dados e eventual imputação de responsabilidades por eventos que envolvam cibersegurança. Clique aqui para se inscrever. 

11h — A Lei de Liberdade Econômica e Impactos Jurídicos nos Negócios — Participam do evento os advogados Jorge SanchezRubens Zampieri Filardi, sócios do escritório Sanchez & Sanchez Sociedade de Advogados. O evento será presidido por Nuno Rebelo de Sousa, Presidente da Câmara Portuguesa. Clique aqui para se inscrever. 

18h — "Livro Aberto" — Magistrados apresentam leituras de contos — Participarão da leitura os desembargadores Ana Maria Oliveira e Heleno Nunes, e os juízes Elizabeth Louro, Paula Cossa, Elizabeth Saad, Renato Charnaux Sertã e Ricardo Andrade. O evento é  uma iniciativa da Biblioteca TJE-RJ/Emerj, dirigido por Silvia Monte. Em todos os encontros há tradução simultânea na Língua Brasileira de Sinais (Libras). Clique aqui para se inscrever. 

19h — Cessão de crédito judicial  — A venda de processo trabalhista, uma alternativa prevista em lei, mas pouco conhecida, será o tema de um debate online promovido pela Pro Solutti, gestora de ativos judiciais. Participam do bate-papo Rodrigo Valverde, sócio da Pro Solutti, e Otavio Calvet, juiz titular de Vara do Trabalho no TRT/RJ e colunista da ConJur. Clique aqui para acompanhar. 

25/6
9h — Aspectos gerais da nova Lei de Licitações e a etapa preparatória do certame — Evento promovido pela FGV será aberto pelo ministro do Supremo Tribunal de Justiça (STJ) e coordenador acadêmico da FGV Conhecimento, Antonio Saldanha Palheiro, e terá a participação do ministro do Tribunal Contas da União (TCU), Benjamin Zymler, e do senador e relator do PL 4.253/2020 no Senado Federal que resultou na nova Lei de Licitações, Antonio Anastasia (PSD/MG). Clique aqui para se inscrever. 

10h — Lei de Migração e o refúgio — Evento promovido pela Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão contará a participação das professoras Tatyana Friedrich e Giuliana Redin, da Universidade do Federal do Paraná e da Universidade Federal de Santa Maria, respectivamente. A moderação será feita pelo procurador regional da República André de Carvalho Ramos, coordenador de GT da PFDC que trata sobre temática. Clique aqui para acompanhar. 

10h — Processo administrativo, judicial e de execução fiscal do século 21 — Os palestrantes e debatedores são membros-pesquisadores de projeto que faz parte da linha de pesquisa "Macrovisão do Crédito Tributário", do Núcleo de Estudos Fiscais (NEF) da FGV Direito SP. Clique aqui para se inscrever. 

1º/7
10h — Responsabilidade de empresas e dirigentes no trabalho escravo e no tráfico de pessoas — Evento promovido pela Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão contará com a participação a professora Danielle Anne Pamplona e a procuradora do trabalho Gisela Nabuco Majela Sousa. Integrante do GT Direitos Humanos e Empresas da PFDC, o procurador da República Leonaro Jusinskas fará a mediação. Todos os eventos contam com a participação do procurador federal dos Direitos do Cidadão, Carlos Alberto Vilhena. Clique aqui para acompanhar.




Topo da página

 é repórter da revista Consultor Jurídico.

Revista Consultor Jurídico, 22 de junho de 2021, 8h33

Comentários de leitores

0 comentários

Comentários encerrados em 30/06/2021.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.