Consultor Jurídico

Mercado Jurídico

Por Sérgio Rodas

Mestre do contencioso

Advogado Sérgio Bermudes recebe prêmio pela carreira da Latin Lawyer

O advogado Sérgio Bermudes recebeu o Lifetime Achievement Award (prêmio pelas realizações da vida, em uma tradução livre) da publicação Latin Lawyer.

De acordo com a Latin Lawyer, Bermudes liderou a formação de importantes precedentes judiciais e moldou a nova geração de talentos em contencioso. A publicação afirmou que Sérgio Bermudes é considerado o melhor advogado brasileiro da área.

O veículo destacou a atuação de Bermudes no caso Vladimir Herzog. O advogado foi o autor da petição inicial do caso Vladimir Herzog. Contrariando a família do jornalista, ele insistiu em propor uma ação civil pedindo que o Judiciário reconhecesse a responsabilidade do Estado pela morte dele. E obteve uma decisão paradigmática.

“A importância da sentença está justamente no fato de ter sido a primeira vez que o Estado brasileiro, por meio de um de seus poderes, proclamou que o próprio Estado usava a tortura como instrumento de investigação de crimes políticos. A essência da importância da sentença é esta: o reconhecimento pelo Estado de que o Estado torturava. É uma sentença que enaltece, enobrece o Judiciário e o juiz que a proferiu, mais do que o advogado que postulou a jurisdição", disse Bermudes à ConJur em 2018.

Além disso, a Latin Lawyer citou que Bermudes ajudou a redigir a Lei da Anistia. Ao lado de Sepúlveda Pertence e Raymundo Faoro, Sérgio Bermudes colocou a Ordem dos Advogados do Brasil como ponta de lança do movimento de transição da ditadura para o regime civil, com apoio à anistia.

"A OAB da época era mais aguerrida do que a de hoje", avalia. "Mas isso porque os tempos são outros. Naquela ocasião, a Ordem concentrava os maiores advogados do país, como Sobral Pinto, Heleno Fragoso, Miguel e Eduardo Seabra Fagundes, Vitor Nunes Leal e Evandro Lins e Silva, entre outros", contou à ConJur.

O Escritório de Advocacia Sérgio Bermudes, que completou 50 anos em 2019, tem mais de 150 advogados, sendo 47 deles sócios. A banca é sediada no Rio de Janeiro e tem filiais em São Paulo e Brasília.

Topo da página

Revista Consultor Jurídico, 21 de junho de 2021, 11h10

Comentários de leitores

0 comentários

Comentários encerrados em 29/06/2021.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.