Dá pra fazer

OAB-SC promove eleição online de lista sêxtupla para vaga de desembargador

Autor

21 de junho de 2021, 22h08

Por voto direto, secreto e online, os advogados de Santa Catarina escolheram os nomes da lista sêxtupla para o preenchimento de vaga de desembargador no TJ-SC pelo Quinto Constitucional.

ASCOM / OAB-SC
Apuração foi transmitida em tempo real no canal da OAB-SC na plataforma YouTube
Ascom / OAB-SC

A apuração foi transmitida online pelo canal da OAB-SC no YouTube em tempo real. O pleito foi viabilizado por uma plataforma virtual desenvolvida pelo Laboratório de Segurança em Computação da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina).

Participaram da eleição mais de 10 mil advogados inscritos na seccional que escolheram 6 entre 12 candidatos, que foram escolhidos pelo pleno em sabatina pública realizada no dia 29 de maio. Antes da transformação do procedimento, era apenas o Conselho Estadual da Seccional, um colegiado com pouco mais de 40 integrantes, que definia a lista sêxtupla.

O presidente da OAB-SC, Rafael Horn, destacou que o processo de eleição, feito pela primeira vez com acesso para todos os advogados e advogadas, foi democrático e transformador. "Cumprimos nosso compromisso e conseguimos garantir uma eleição com inovação, lisura e inclusividade. Um processo democrático, de engrandecimento da OAB Santa Catarina, e que ficará na história da advocacia catarinense. Nossa gratidão à Comissão eleitoral, a todos candidatos e candidatas, à UFSC, e a toda advocacia de Santa Catarina" ressaltou.

Os seis mais votados pela classe concorrem à vaga aberta pela aposentadoria do desembargador Moacyr de Moraes Lima Filho. Nas próximas etapas, o TJ-SC elege uma lista tríplice a partir dos seis indicados pela OAB e então o governador do Estado escolhe e nomeia o novo desembargador.

Veja os mais votados para a lista sêxtupla:

1 — Diogo Nicolau Pitsica — 2.770 votos
2 — Wilson Pereira Junior — 1.343 votos
3 — Carlos Werner Salvalaggio — 1.045 votos
4 — Patrícia Uliano Effting — 838 votos
5 — Tammy Fortunato — 798 votos
6 — Romualdo Paulo Marchinhacki  — 771 votos

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!