Sob nova direção

Desembargador Ricardo do Valle Pereira toma posse como presidente do TRF-4

Autor

20 de junho de 2021, 16h57

Toma posse nesta segunda-feira (21/6) o novo presidente do Tribunal Regional Federal da 4ª Região, desembargador federal Ricardo Teixeira do Valle Pereira, que substitui Victor Luiz dos Santos Laus. Valle Pereira deverá coordenar o TRF-4 pelos próximos dois anos. A cerimônia começará às 15h e será transmitida ao vivo pelo canal oficial do Tribunal no YouTube.

CRCPR
Ricardo Teixeira do Valle Pereira será o novo presidente do TRF-4

CRCPR

Também tomam posse os desembargadores federais Fernando Quadros da Silva, como vice-presidente, e Cândido Alfredo Silva Leal Júnior, como corregedor regional da Justiça Federal da 4ª Região.

Devido aos cuidados exigidos pelo contexto de pandemia, a cerimônia ocorrerá de forma semipresencial, apenas com aqueles que tomaram posse e um número limitado de familiares convidados.

Prestação jurisdicional
"O nosso foco é atender à população, prestar uma jurisdição de qualidade, célere, investindo cada vez mais na prestação jurisdicional, desenvolvendo pessoal e recursos tecnológicos", afirmou o novo presidente. Para ele, esse será o objetivo central da sua gestão.

O desembargador ressaltou a importância da aproximação com a comunidade jurídica e com a população, com uma escuta ativa, transparência e desenvolvimento de canais de atendimento. "Se as pessoas têm os canais adequados para buscar a informação, se elas têm respostas céleres, as demandas e solicitações diminuem naturalmente", observou.

Para o magistrado, esse caminho já vem sendo trilhado pelo TRF-4, mas pode ser ampliado com a criação de fóruns com a comunidade jurídica, buscando ouvir as entidades, com destaque para as seccionais da OAB da Região Sul, além do atendimento amplo à população, por meio virtual e por telefone.

Trabalho presencial
O desembargador Valle Pereira enfatiza a importância do trabalho presencial para a população que busca o Judiciário. "A presença física do servidor e dos juízes é necessária e faz diferença no atendimento. Embora a pandemia tenha trazido muitas inovações e adaptações, há pessoas que ainda não estão incluídas no mundo digital", pontuou.

"Com muito cuidado e cautela, deveremos ir retomando o trabalho presencial, ainda que parcialmente, sempre ouvindo os colegas desembargadores, a Divisão de Saúde, a OAB, os sindicatos e associações, buscando o melhor para a sociedade sem deixar de lado a segurança de magistrados e servidores."

"A retomada só ocorrerá após estudo aprofundado, com interlocução e decisões baseadas na ciência, nos dados estatísticos de acompanhamento epidemiológico. Acredito que encontraremos o devido caminho para fazer frente a esse momento", completou Valle Pereira.

Novos dirigentes
O desembargador Ricardo Teixeira do Vale Pereira nasceu em Florianópolis e formou-se na Faculdade de Direito da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). É especialista em Teoria e Análise Econômica pela Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul) e mestre em Ciências Jurídicas pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali). Iniciou a carreira como promotor de Justiça, depois tornou-se juiz federal. Foi promovido a desembargador federal em 2006. Atualmente, preside a 4ª Turma do Tribunal, especializada em Direito Administrativo, Civil e Comercial.

O vice-presidente, desembargador Fernando Quadros da Silva, formou-se em Direito pela Faculdade de Direito de Curitiba. É especialista em Direito Penal pela Universidade de Brasília (UnB), mestre em Direito do Estado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e doutor em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atuou como advogado privado, procurador do estado do Paraná e procurador do Ministério Público do Trabalho em Porto Alegre até ingressar na magistratura federal em 1993. Era titular da 6ª Vara Federal de Curitiba quando foi promovido a desembargador federal da Corte, em 2009.

O desembargador Cândido Alfredo Silva Leal Júnior, será o novo corregedor regional da Justiça Federal da 4ª Região. Formou-se em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). É especialista em Direito Processual Civil pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS), mestre em Filosofia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Ingressou na magistratura federal aos 23 anos. Foi promovido a desembargador federal da Corte, em 2012. Com informações da assessoria do TRF-4.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!