De cara nova

Tribunal Pleno do TJ mineiro elege desembargador e juízes para o TRE-MG

Autor

15 de junho de 2021, 17h49

Em votação comandada pelo presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desembargador Gilson Soares Lemes, e composta por todos os desembargadores do Tribunal Pleno do estado, foi eleito nesta segunda-feira (14/6), o desembargador Ramon Tácio para o cargo de desembargador substituto do Tribunal Regional Eleitoral mineiro.

Divulgação/TRE-MG
Desembargador e dois juízes são eleitos para integrar o TRE-MG
Divulgação/TRE-MG

Também foram eleitos o juiz Marcelo Paulo Salgado para o cargo de juiz efetivo, e o juiz Adilon Cláver de Resende para o cargo de juiz substituto do TRE. Da mesma forma, os desembargadores votaram a lista tríplice para a classe de jurista, também para o TRE.

O desembargador eleito Ramon Tácio recebeu 68 votos dos 125 desembargadores presentes. O desembargador Fernando Lins, que também concorria ao cargo, recebeu 53 votos. Três desembargadores votaram em branco e um anulou o voto. Treze desembargadores não compareceram na sessão do Tribunal Pleno.

O juiz Marcelo Paulo Salgado recebeu 85 votos dos desembargadores para o cargo de juiz efetivo. O juiz Marcelo Trigueiro recebeu 35 votos. Três desembargadores votaram em branco e outros dois anularam seus votos.

Para o cargo de juiz substituto o magistrado Adilon Cláver de Resende foi eleito com 89 votos. O juiz Otávio Augusto de Melo Acioli recebeu 23 votos. Nove desembargadores votaram em branco e quatro anularam seus votos.

Os advogados escolhidos pelo Tribunal Pleno para integrar a lista tríplice da classe de jurista foram Marcelo Vaz Bueno, com 95 votos, Vinícius Diniz Monteiro de Barros, com 92 votos, e André Myssior, com 78 votos. O advogado Alexandre Barroso Siqueira Neto, com 40 votos, ficou em quarto lugar e consequentemente fora da lista tríplice.

A lista tríplice será encaminha para o Tribunal Superior Eleitoral e posteriormente ao presidente da República, Jair Bolsonaro, que deverá escolher um dos três nomes para ocupar o cargo no TRE-MG.

"Foi uma eleição tranquila e com o comparecimento maciço dos nossos desembargadores. Quero parabenizar a todos os eleitos e desejar que desenvolvam um ótimo trabalho à frente do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais", disse o presidente Gilson Lemes.

O desembargador Ramon Tácio destacou o processo democrático por meio do qual foi eleito e espera desenvolver um ótimo trabalho à frente do Tribunal Regional Eleitoral. "É muito importante valorizarmos o voto do cidadão em um País democrático como o Brasil", resumiu o desembargador. A posse do desembargador e dos juízes eleitos deverá ocorrer nos próximos 10 dias. Com informações da assessoria de comunicação do TJ-MG.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!