Ferreira, Reis e Cueva

Três ministros vindos da advocacia completam 10 anos de STJ

Autor

13 de junho de 2021, 8h22

Neste domingo (13/6), três ministros completam dez anos no Superior Tribunal de Justiça: Antônio Carlos Ferreira, Sebastião Reis e Ricardo Villas Bôas Cueva. Todos foram escolhidos pela então presidente Dilma Rousseff em 2011.

OAB
Ministro Antonio Carlos Ferreira

A marca é exaltada pelo também ministro Luís Felipe Salomão. Segundo ele, os três aniversariantes "engrandecem a participação da advocacia na magistratura e hoje simbolizam bem essa integração que deve haver quando o advogado transpassa a porta e ingressa no tribunal como juiz. Estão de parabéns e que venham os próximos dez anos".

O ex-ministro Asfor Rocha também elogia os magistrados: "A contribuição que os ministros Antônio Carlos, Sebastião Reis e Ricardo Cueva estão dando em suas atividades jurisdicionais e administrativas no STJ honra a magistratura que hoje eles integram e a advocacia que antes eles integraram", destacou.

Lucas Pricken/STJ
Ministro Sebastião Reis Lucas Pricken/STJ

"São três exemplos de magistrados. Razoáveis, corretos, e cordiais. Tratam advogados com urbanidade e demonstram grande conhecimento técnico. Grandes juízes e grandes homens", diz Pierpaolo Bottini, advogado, professor de Direito Penal e colunista da ConJur.

Produtividade
Desde que chegaram ao STJ, os três ministros tiveram aumento considerável no número de processos julgados.

Divulgação/Flickr STJ
Ministro Villas Bôas Cueva STJ

Ferreira, por exemplo, julgou 2.627 processos no ano em que ingressou na corte, contando agravos e embargos de declaração. Já em 2020, proferiu um total de 10.371 decisões, sem contar as não terminativas, como liminares e interlocutórias.

Para Cueva, o aumento foi de 5.618 em 2011 para 10.175 em 2020. Já Reis subiu de 4.838 no primeiro ano para 10.419 no último. Em 2021, até o fim de maio, Ferreira já proferiu 4.406 decisões terminativas, Cueva proferiu 4.407 e Reis proferiu 6.142.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!