Luta pela cidadania

Presidente da Corte, Humberto Martins completa 15 anos no STJ

Autor

13 de junho de 2021, 15h49

O presidente do Superior Tribunal de Justiça, ministro Humberto Martins, completa na segunda-feira (14/6) 15 anos como integrante da corte. 

Luiz Silveira/Agência CNJ
Humberto Martins completa 15 como ministro do STJ
Luiz Silveira/Agência CNJ

Natural de Maceió, Humberto Martins é graduado em direito pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e em administração de empresas pelo Centro de Estudos Superiores de Maceió.

Entre 1979 e 2006, integrou o Ministério Público alagoano, foi procurador do estado, presidiu a seccional de Alagoas da Ordem dos Advogados do Brasil e se tornou desembargador do Tribunal de Justiça pelo quinto constitucional, em vaga destinada à advocacia.

Martins tomou posse como ministro do STJ em 2006. Foi membro da 2ª Turma e da 1ª Seção – colegiados de Direito Público – e, atualmente, compõe a Corte Especial.

Exerceu ainda, entre outros, os cargos de ouvidor e vice-presidente do STJ, corregedor nacional de Justiça (no Conselho Nacional de Justiça), corregedor-geral da Justiça Federal (no Conselho da Justiça Federal) e ministro substituto do Tribunal Superior Eleitoral.

Presidente do STJ e do CJF desde agosto de 2020, o ministro tem como bússola da sua trajetória na corte a busca constante pela aproximação entre o cidadão e o Poder Judiciário.

Uma das principais marcas desse compromisso foi a implementação do projeto "Fale com o Presidente: De mãos dadas, magistratura e cidadania", iniciativa inédita na qual cidadãos de todo o Brasil podem apresentar demandas diretamente ao presidente do STJ, em um encontro presencial. Lançado no segundo semestre do ano passado, o projeto já promoveu cinco audiências públicas com cerca de 50 cidadãos de diferentes regiões do país.

"O tribunal da cidadã e do cidadão prova a cada dia que a Justiça brasileira é viável e acreditada perante a sociedade, enfrentando a pandemia e a elevada demanda processual com rapidez, eficiência e transparência para garantir o cumprimento das promessas constitucionais de um país mais justo, próspero, inclusivo e solidário", afirma.

Triplo aniversário
Neste domingo (13/6), três ministros oriundos da advocacia completam dez anos no Superior Tribunal de Justiça: Antônio Carlos Ferreira, Sebastião Reis e Ricardo Villas Bôas Cueva.

Todos foram escolhidos pela então presidente Dilma Rousseff em 2011.Com informações da Assessoria de Imprensa do Superior Tribunal de Justiça.

Clique aqui para ler os dados de produtividade de Humberto Martins

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!