Consultor Jurídico

Luzes, câmera, constituição!

Documentário sobre processo constituinte de 1988 estreia no YouTube da OAB/RJ

Por 

O processo constituinte de 1988, visto pela ótica da advocacia, é objeto de estudo do documentário "88 – Fonte do Amanhã", dirigido por Alexandre Pena e produzido com apoio da OAB/RJ e do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB). O longa estreia neste sábado (5/6), às 22h, no canal PrimeBoxBrazil e no YouTube da seccional.

Documentário foi inspirado pelas entranhas da secional da OAB do Rio de Janeiro
Reprodução

Alexandre é videomaker da OAB do Rio há oito anos, e, da convivência com o meio jurídico, teve a ideia para o documentário. "Muitos dos advogados que participaram da Assembleia Nacional Constituinte circulam pela OAB-RJ até hoje, como Bernardo Cabral, Nelson Jobim, Miro Teixeira, Aldo Arantes", aponta o cineasta.

Segundo o diretor, observar figuras como estas discutindo a Carta Magna lhe despertou memórias do dia 5/10/1988, quando era adolescente e, sem entender ao certo, mas ciente da grandeza do evento, observou a promulgação.

Além do diretor, a equipe do filme é composta pela produtora Tania Maia, pelo fotógrafo Maney Burt e pelo editor Marcílio Gonçalvez. Juntos, os profissionais enxugaram as 20 horas de gravação e compuseram o resultado final. Nele, se encontram depoimentos de Luciano Bandeira, presidente da OAB/RJ; Felipe Santa Cruz, da OAB Naciona; e Rita Cortez, do IAB, além de relatos de advogados que estavam lá para vivenciar o processo.

Pena destaca as conversas com Carlos Roberto Siqueira Castro e Fabio Feldmann: "Ele trouxe lá de trás muito do que discutimos hoje sobre a questão ambiental".O documentário ficará em exibição ainda no canal da OAB/RJ, gratuitamente, após a estreia.




Topo da página

 é estagiário na revista Consultor Jurídico.

Revista Consultor Jurídico, 4 de junho de 2021, 18h09

Comentários de leitores

0 comentários

Comentários encerrados em 12/06/2021.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.