Consultor Jurídico

Fica ou não fica

Relator no Conselho de Ética vota pela cassação do mandato de Flordelis

O deputado Alexandre Leite (DEM-SP) apresentou nesta terça-feira (1º/6) seu parecer a favor da cassação do mandato da deputada Flordelis (PSD-RJ), no Conselho de Ética da Câmara. Se o conselho acompanhar o voto do relator, o processo seguirá para o plenário da câmara, ao qual cabe a palavra final sobre o processo.

Relator do processo de Flordelis vota pela cassação do mandato da deputada.
Fernando Frazão/Agência Brasil

A representação contra Flordelis foi apresentada no ano passado pelo deputado Leo Motta (PSL-MG), pois a parlamentar foi acusada pelo Ministério Público do Rio de Janeiro de ser a mandante do assassinato do marido, o pastor Anderson do Carmo.

No parecer lido nesta terça, Alexandre Leite rejeitou o argumento da defesa de que o conselho deveria aguardar o trânsito em julgado da ação penal à qual Flordelis responde na Justiça. Destacou que o processo no Conselho de Ética trata da quebra de decoro parlamentar.

"As provas coletadas tanto por esse colegiado, quanto no curso do processo criminal, são aptas a demonstrar que a representada tem um modo de vida inclinado para a prática de condutas não condizentes com aquilo que se espera de um representante do povo", diz o relatório.

A deputada do PSD sempre negou as acusações e sua defesa afirma que as provas contra ela são frágeis, defendendo seu direito como representante de quase 200 mil pessoas que votaram nela.




Topo da página

Revista Consultor Jurídico, 1 de junho de 2021, 20h40

Comentários de leitores

0 comentários

Comentários encerrados em 09/06/2021.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.