decreto presidencial

Carlos Velloso Filho é reconduzido à vaga de ministro substituto do TSE

Autor

30 de julho de 2021, 19h08

Nesta sexta-feira (30/7), o presidente Jair Bolsonaro reconduziu Carlos Velloso Filho ao cargo de ministro substituto do Tribunal Superior Eleitoral, a partir da próxima segunda-feira (2/8).

TSE
Carlos Velloso Filho, ministro substituto do Tribunal Superior Eleitoral TSE

Velloso foi nomeado em 2019, quando substituiu Sérgio Silveira Banhos, que se tornou ministro titular. Graduado em Direito pela Universidade de Brasília (UnB), o jurista já atuou como advogado e procurador da República no Distrito Federal. Ele é filho de Carlos Velloso, ex-presidente e ex-ministro do Supremo Tribunal Federal.

No início do mês, o STF havia aprovado uma lista tríplice para preenchimento da vaga. Velloso era o segundo colocado, atrás apenas da advogada Ângela Cignachi Baeta Neves.

O TSE deve ter pelo menos sete juízes. Três dessas vagas são ocupadas por ministros do STF, duas por ministros do Superior Tribunal de Justiça e as demais por advogados, indicados pelo presidente. No último caso, quando há vacância, a Suprema Corte elabora uma lista tríplice.

Em junho, a advogada Maria Cláudia Bucchianieri foi nomeada para uma das vagas de ministra substituta do TSE, deixada pelo agora ministro titular Carlos Bastide Horbach. 

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!