Crises e desafios

Gilmar e Arthur Lira debatem na TV ConJur futuro do sistema de governo do Brasil

Autor

29 de julho de 2021, 19h29

De tempos em tempos, a discussão sobre o sistema de governo volta à tona no Brasil. Neste momento, em que centenas de pedidos de impeachment de Jair Bolsonaro se acumulam na Câmara dos Deputados, o assunto em pauta é o semipresidencialismo, sistema de governo em que o presidente da República divide o poder com um primeiro-ministro e um gabinete. França e Portugal são os principais exemplos de estados que adotaram o semipresidencialismo.

Fellipe Sampaio /SCO/STF
O ministro Gilmar Mendes defende a
adoção de uma reforma política no Brasil
Fellipe Sampaio /SCO/STF 

Um dos principais entusiastas da adoção dessa ideia a partir de 2026 é o presidente da Câmara, Arthur Lira, que nesta sexta-feira (30/7), às 10h30, vai debater o assunto com o ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal, no evento online "Sistemas de Governo, Crises e Desafios", transmitido pela TV ConJur.

O programa será apresentado pelo professor de Direito da Universidade de São Paulo (USP) e colunista da ConJur Pierpaolo Bottini, para quem a troca de ideias é fundamental para que o país possa escolher o melhor sistema de governo para o seu futuro.

"É importante discutir a reforma política e discutir a própria democracia e seus contornos. É preciso conhecer as propostas em pauta e suas consequências, para que possamos decidir qual o modelo político que melhor representa nossos anseios e projetos", comentou Bottini.

Recentemente, por meio do Twitter, o ministro Gilmar Mendes defendeu que o Brasil passe por uma reforma política para se afastar das frequentes crises institucionais que enfrenta.

"As sucessivas crises do nosso sistema, com incansáveis invocações de impeachment, reclamam uma reforma que garanta a corresponsabilidade do Congresso Nacional nos deveres de governo. Representatividade e governabilidade podem andar juntas", afirmou o ministro.

Clique aqui para assistir ao evento ou veja abaixo:

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!