Academia digital

CPJ/AMB lança plataforma com maior de dados sobre magistratura e Judiciário

Autor

29 de julho de 2021, 17h54

O Centro de Pesquisas Judiciais da Associação dos Magistrados Brasileiros (CPJ/AMB) lançou nesta quinta-feira (29/7) uma nova plataforma que coleta estudos produzidos pela entidade desde 1996. O resultado é o maior acervo de dados sobre a magistratura e o Poder Judiciário brasileiros.

Reprodução/pxhere
Plataforma disponibiliza com fácil acesso material de pesquisa do CPJ/AMB
Reprodução

O objetivo do portal é estimular o "grande diálogo em torno das relevantes pesquisas que já fizemos e ainda faremos", disse o diretor do CPJ e ministro Luis Felipe Salomão, do Superior Tribunal de Justiça.  Para o magistrado, o site preza por um sistema de justiça transparente e estimulante aos estudos científicos.

Já para Renata Gil, presidente da AMB, a plataforma representa também uma conquista dos pesquisadores de Direito ao investir em novas tecnologias para a divulgação científica. O portal tem layout moderno e utiliza recursos que almejam facilitar a navegação.

A acessibilidade e inclusão também foram elementos contemplados pelo "hand talk", artifício que traduz o português escrito para a língua brasileira de sinais.

O site dispõe análises, diagnósticos, documentos e atualizações sobre o trabalho efetuado pelo CPJ, além de artigos, livros e revistas agregados a esse material.

Marcelo Cavalcanti Piragibe Magalhães, presidente-adjunto do CPJ, reforça a importância da novidade para a ampliação da discussão acadêmica: "Sempre houve uma carência em relação às pesquisas de campo no Judiciário. A AMB foi uma das pioneiras nesta área. O CPJ é um órgão bem estruturado com a finalidade de ajudar a desenvolver um olhar sobre a realidade do judiciário através de investigações com base em estatísticas e estudos científicos".

Clique aqui para acessar o site

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!