Rosto Coberto

Publicar foto de cadáver em reportagem sobre homicídio não gera indenização

Autor

26 de julho de 2021, 15h39

Veicular imagens de uma pessoa morta não constitui exacerbação da liberdade de imprensa e tampouco afronta o direito de imagem — ao menos se o rosto estiver coberto. Assim entendeu a 3ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça da Paraíba ao indeferir a ação de uma família que pedia indenização em virtude de uma publicação na imprensa de fotografias de vítima de assassinato, tiradas logo após o crime, sem autorização.

Cecília Pederzoli/TJMG
Segundo TJ-PB, site não abusou de seu direito a liberdade de imprensa 
Cecília Pederzoli/TJMG

Segundo o processo, um site noticiou o assassinato a tiros de um professor da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), na cidade de Catolé do Rocha, e incluiu na reportagem imagens da vítima já caída ao solo, sem vida e ensanguentada. Os familiares entraram com ação e alegaram não se tratar de mero aborrecimento ou exercício regular de um direito, já que a imagem foi publicada mostrando o corpo da vítima assassinada e ensanguentada, ainda no local do crime.

Relataram, ainda, que foi pleiteada a retirada das imagens do portal de notícias, sem sucesso, o que demonstrou falta de sensibilidade e profissionalismo. Por fim, argumentaram o afastamento da liberdade de informação e de imprensa, já que, segundo elas, não haveria qualquer interesse social relevante na divulgação da imagem do falecido.

Ao analisar os autos, o desembargador Marcos Cavalcanti de Albuquerque observou que, na reportagem jornalística veiculada, não houve exacerbação da liberdade de imprensa, nem afronta ao direito de imagem, pois, nas fotografias publicadas, não obstante a cena trágica, o rosto da vítima estava encoberto por capacete, tendo em vista que o falecido, no momento do evento, transitava em uma motocicleta. Além do que, do texto constou apenas a descrição do ocorrido, com suas características. Assim, negou provimento ao recurso, mantendo a decisão de primeira instância. Com informações da assessoria de imprensa do TJ-PB.

0801144-88.2016.8.15.0141

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!