Liberdade de expressão

Sindicato dos Médicos não deve indenizar Paes por acusação de "carteirada"

Autor

15 de julho de 2021, 20h24

Publicação em site de sindicato em defesa de profissional da área atacado por ocupante de cargo eletivo não extrapola a liberdade de expressão. Com esse entendimento, a 10ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça fluminense aceitou recurso do Sindicato dos Médicos do Rio de Janeiro e seu ex-presidente Jorge Darze e anulou sentença que os condenou a pagar indenização por danos morais de R$ 20 mil ao prefeito Eduardo Paes (PSD).

Beth Santos/Prefeitura do Rio
TJ-RJ entendeu que sindicato não ofendeu honra de Eduardo Paes
Beth Santos/Prefeitura do Rio

Em 2016, o Sindicato dos Médicos publicou nota em seu site acusando Paes de prevaricação e assédio moral por chegar ao Hospital Lourenço Jorge, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio, e cobrar atendimento imediato ao seu filho por ser prefeito, ameaçando a médica de demissão.

Eduardo Paes pediu indenização por danos morais. Ele disse ter agido apenas como cidadão, requerendo atendimento satisfatório ao seu filho, vítima de um acidente e que se encontrava na emergência do hospital. O político afirmou que não se valeu da condição de prefeito para demandar atendimento prioritário ou diferenciado.

A 18ª Vara Cível do Rio condenou o sindicato e o ex-presidente Jorge Darze a pagarem R$ 20 mil a Paes. Eles recorreram, sustentando que a nota publicada no site consistiu em legítimo exercício da liberdade de expressão. Segundo eles, a notícia apenas narrou, de forma objetiva, os fatos ocorridos no hospital e expressou a opinião da entidade.

O relator do caso, desembargador Pedro Saraiva de Andrade Lemos, apontou que, embora a publicação no site "tenha provocado desconforto e insatisfação" a Eduardo Paes, não teve teor ofensivo que excedesse a livre manifestação do pensamento em defesa de profissional sindicalizado. Também apontou que a jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça entende que é possível a mitigação dos direitos de personalidade de quem ocupa cargo público.

Clique aqui para ler a decisão
Processo 0207145-62.2016.8.19.0001

Autores

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!