Adiando a discussão

Conselho Federal da OAB adia análise de pedido de impeachment de Bolsonaro

Autor

15 de julho de 2021, 13h11

O Pleno do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil decidiu, por unanimidade, adiar o debate sobre a apresentação de pedido de impeachment do presidente Jair Bolsonaro. A sessão estava marcada para a próxima terça-feira (20/7).

Divulgação
Sessão marcada por Santa cruz, presidente da OAB, foi adiada pelo Conselho Federal

Divulgação

O conselheiro Renato Figueira (OAB-RS) levantou uma questão de ordem no início da reunião por videoconferência, nesta quinta-feira (15/7), pedindo o adiamento da próxima sessão, que seria dedicada a apreciar exclusivamente a possibilidade de um pedido de impeachment de Bolsonaro pela OAB.

Renato opinou que, antes de tratar o tema, seria melhor aguardar os resultados da CPI da Covid e do inquérito que foi instaurado pelo Supremo Tribunal Federal para investigar Bolsonaro. Ele também solicitou que as seccionais e os presidentes sejam ouvidos antes que o conselho federal tome uma decisão.

O encontro desta quinta visava, exclusivamente, continuar debatendo as novas regras de publicidade para a advocacia. Após intenso debate os conselheiros decidiram votar a questão de ordem proposta, antes de retomar a matéria da sessão.

Assim, o pleno adiou, por unanimidade, o debate da possibilidade de pedido de impeachment. A reunião estava marcada para o dia 20/7.

A convocação para uma reunião extraordinária do Conselho Federal da ordem, foi feita pelo presidente da OAB, Felipe Santa Cruz, no início do mês. Na nota de convocação, Santa Cruz explica que o conselho recebeu uma análise jurídica que aponta para supostos crimes cometidos por Bolsonaro e indica elementos para que a OAB apresente pedido de impeachment por crime de responsabilidade.

Autores

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!