Consultor Jurídico

Direito Remoto

Agenda de webinários: acompanhe debates jurídicos na internet

Por 

Veja aqui os seminários jurídicos virtuais e gratuitos mais interessantes na rede. Os eventos são transmitidos ao vivo, mas podem ser vistos a qualquer tempo usando o mesmo link.

Desde o início da epidemia de Covid-19, acadêmicos do Direito e a Justiça em geral se reinventaram para manter os debates e a produtividade. Com isso, os webinários tornaram-se uma nova realidade.

Abaixo, veja os seminários jurídicos virtuais e gratuitos mais interessantes dos próximos dias: 

12/7 a 15/7
8h30 — 1º Congresso online de tributação e desenvolvimento sustentável — O evento é organizado pelo Elas Pedem Vista, Instituto de Juristas Brasileiras (IJB) e Elas Escutam. Serão 11 painéis com especialistas de diversas áreas, com o objetivo de discutir como aliar crescimento econômico e sustentabilidade. O Congresso será totalmente gratuito e transmitido pelo YouTube. Clique aqui para acompanhar. 

12/7 e 13/7
8h30 — 2º Congresso On-line de Direito Processual - Mulheres no Processo do IBDP — Evento aborda temas como cooperação judiciária (nacional e internacional), acesso à justiça e demandas de massa, federalismo processual e tecnologia e processo. Clique aqui para acompanhar. 

13/7 a 29/7
19h — Direito Civil sofisticado: Disputas de construção — O curso de férias online organizado pelo Curso Prático de Arbitragem (CPA), com emissão de certificado, sobre Direito Civil Complexo e Disputas de Construção tem o advogado Joaquim Muniz, sócio de Arbitragem do Trench Rossi Watanabe, como um dos coordenadores. As aulas ocorrem sempre às terças e quintas-feiras das 19h às 21h. Clique aqui para se inscrever.  Clique aqui para acompanhar. 

13/7
10h — Covac 10-10 — O advogado José Roberto Covac irá abordar o tema "transparência nas Organizações da Sociedade Civil" em live. Clique aqui para acompanhar.  

17h — Imposto de Renda em discussão – PL n° 2.337/2021 — Evento promovido pela Aasp terá a participação de Elisabeth Lewandowski Libertuci, Everardo de Almeida Maciel, Marcos Vinicius NederRoque Antonio Carrazza.  O evento tem a coordenação de Susy Gomes Hoffmann (Iasp) e Mário Luiz Oliveira da Costa (Aasp) e vai debater as conseqüências da eventual aprovação do PL n° 2.337/2021, que propõe alterações na legislação do Imposto sobre a Renda e Proventos de Qualquer Natureza das Pessoas Físicas e das Pessoas Jurídicas e da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido. Clique aqui para se inscrever. 

18h — Perdas comerciais nas distribuidoras de energia elétrica — O diretor da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) Efrain Pereira da Cruz fará palestra em evento promovido pelo IAB.  O seminário será aberto pela presidente nacional da entidade, Rita Cortez. Um dos mediadores do debate será o diretor de apoio em Tecnologia e Inovação e presidente da Comissão de Energia, Petróleo e Gás do IAB, Bernardo GicquelClique aqui para acompanhar. 

18h30 — Impactos e punições da LGPD nos negócios — Evento terá a participação da advogada Camila Chizzotti, sócia da área de Compliance, Investigações e Proteção de Dados do Ogawa, Lazzerotti & Baraldi Advogados e o CEO e Fundador da Witec, Marco Lagoa. O debate online discutirá sob um viés diferenciado os impactos da LGPD nos negócios, que vão além das punições administrativas previstas na Lei e prejuízos financeiros. Clique aqui para acompanhar.

14/7
10h — A Lei Geral de Proteção de Dados no campo da saúde — "Questões pontuais sobre a proteção de dados na saúde" e "A telemedicina e a responsabilidade civil do médico no tratamento dos dados do paciente" serão temas de debate no Fórum Permanente de Saúde Pública e Acesso à Justiça da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (Emerj). Participarão do webinar a diretora-geral da Emerj, desembargadora Cristina Tereza Gaulia; a juíza Renata de Lima Machado Rocha, a juíza Criscia Curty de Freitas Lopes; os professores Walter Aranha Capanema e Carlos André Coutinho Teles; e a advogada e enfermeira Aldilene Azevedo. Haverá tradução simultânea para a língua brasileira de sinais (Libras). Clique aqui para se inscrever.

10h — Gig economy — A startup Closeer — aplicativo que promove a conexão entre empresas e trabalhadores autônomos — promove a primeira convenção nacional sobre o tema e vai reunir profissionais da área de empresas parceiras como iFood, Grupo Ráscal e Pra Você RH, entre outros. Clique aqui para se inscrever.

15/7
11h — Aspectos básicos da Arbitragem — Os advogados Marcela Cavallo, Fernando Zilveti e Renato Borelli, da Zilveti Advogados, falam sobre a arbitragem. O objetivo é explorar questões práticas, a recepção e aplicação da arbitragem em legislações específicas (exemplo: recuperação judicial e licitações), a arbitragem e transação no direito tributário e, ainda, a Audiência Pública SDM 1/2021, que discute a possibilidade de divulgação de resultados de arbitragens societárias. Clique aqui para se inscrever.

16h — Lançamento tributário e pretensão punitiva — Evento marca o lançamento do livro de mesmo nome do advogado Leandro Cabral, sócio do Velloza Advogados. O encontro contará com a participação de Sérgio André Rocha, Marco Aurélio Greco e do ministro Luiz Alberto Gurgel de FariaClique aqui para acompanhar. ID da Reunião: 821 9453 2271

16/7
10h30 — Problemas da reforma tributária — A inadequação do pacote tributário apresentado pelo governo federal é tema de um webinar que conta com o apoio de 23 entidades. Em um debate com mediação de Gustavo Brigagão, presidente nacional do Cesa, vão discutir os principais problemas da reforma os tributaristas Heleno Torres, professor da USP e colunista da ConJurEverardo Maciel, ex-secretário da Receita Federal; Luís Eduardo Schoueri, professor da USP; e Karen Jureidini, professora e advogada. Clique aqui para acompanhar.

30/7
9h — 2º Encontro: O processamento da licitação segundo a Lei 14.133/2021 —
Evento promovido pela FGV terá a participação do ministro Luis Felipe Salomão, do STJ, do ministro Benjamin Zymler, do TCU, do desembargador do TJ-RJ, Elton Leme e do diretor de redação da ConJur, Márcio ChaerClique aqui para acompanhar. 

Podcast
Conversa com o Judiciário —
O ministro Marco Aurélio Mello se despede esse mês o Supremo Tribunal Federal e o serviço público com uma trajetória marcada pela independência, coragem e competência na arte de julgar. Deixa um exemplo de conduta para os magistrados e uma longa lista de serviços prestados ao Brasil. Há poucos dias da aposentadoria, concedeu essa entrevista à Revista Justiça & Cidadania na qual fala sobre os momentos marcantes da trajetória e os planos para o futuro: "Detenho um espírito irrequieto, não haverá ócio com dignidade".
Clique aqui para escutar.




Topo da página

 é repórter da revista Consultor Jurídico.

Revista Consultor Jurídico, 13 de julho de 2021, 8h22

Comentários de leitores

0 comentários

Comentários encerrados em 21/07/2021.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.