Do Rio a Brasília

Exposição virtual celebra a história de 130 anos do STF na República

Autor

12 de julho de 2021, 19h39

O Supremo Tribunal Federal abre nesta quinta-feira (15/7) a exposição virtual "Espaços, memórias e avanços tecnológicos" como parte das comemorações dos 130 anos da Corte na República. O acervo, que reúne mais de 100 peças entre reproduções fotográficas, documentos digitalizados e recursos multimídia, estará disponível na plataforma de ambientes virtuais 3D Artsteps.

STF
STFMarca do STF para celebrar seus 130 anos

A mostra delineia a trajetória, marcos e momentos relevantes do Supremo em quatro ambientes, dispostos em ordem cronológica. É possível fazer uma "caminhada virtual", aproximar-se das obras e clicar para mais informações. Pode-se, também, optar pelo tour guiado, que conta com locução explicativa.

Entre os itens mais simbólicos da exposição estão a ata de instalação do STF em 28 de fevereiro de 1891 e fotografias do Plenário na antiga sede da Corte, no Rio de Janeiro, de 1909 a 1960. Existem também processos manuscritos do século 19 e outros com peças datilografadas, novidade em 1930.

Os visitantes terão acesso a registros da construção da nova sede em Brasília, assim como uma foto do escultor Alfredo Ceschiatti em visita à sua obra, a estátua "A Justiça", localizada na frente do edifício-sede, na Praça dos Três Poderes.

A exposição conta, ainda, com blocos para representar o avanço tecnológico na era da modernização institucional da Suprema Corte. Entre os itens está o telex, que, em 1972, prenunciou a era da tecnologia da informação.

A iniciativa é da Secretaria de Altos Estudos, Pesquisas e Gestão da Informação (SAE), responsável pelo Museu do STF. Para a seleção do acervo, o STF contou com a colaboração de instituições culturais de âmbito nacional, como a Fundação Casa de Rui Barbosa, o Museu das Comunicações e Humanidades e o Arquivo Público do Distrito Federal. Com informações da assessoria de imprensa do STF.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!