Insinuações repelidas

Ex-PGRs divulgam nota contra os ataques de Bolsonaro ao sistema eleitoral

Autor

12 de julho de 2021, 21h03

Os ex-procuradores-gerais da República Raquel Dodge, Rodrigo Janot, Roberto Gurgel, Cláudio Fonteles, Aristides Alvarenga, Sepúlveda Pertence, Inocêncio Mártires Coelho e Antonio Fernando Barros e Silva de Souza assinam nota conjunta contra os ataques ao sistema eleitoral brasileiro.

Antonio Cruz/ Agência Brasil
Raquel Dodge é uma das signatárias da nota que condena insinuações do presidente
Antonio Cruz/ Agência Brasil

"Em todas as eleições brasileiras sob o sistema de urnas eletrônicas jamais houve o mais mínimo indício comprovado de fraude", diz trecho do documento.

A manifestação dos ex-procuradores-gerais ocorre após a onda de ataques do presidente Jair Bolsonaro ao sistema eleitoral e a ministros do Supremo Tribunal Federal.

"Insinuações sem provas, que pretendem o descrédito das urnas eletrônicas, do voto e da própria democracia, devem ser firmemente repelidas em defesa da verdade e porque contrariam a expectativa de participação social responsável pelo fortalecimento da cidadania", sustentam os ex-PGRs.

O aumento da virulência dos ataques do mandatário ao sistema eleitoral e as instituições democráticas coincide com a queda do seu desempenho nas pesquisas eleitorais.

No último sábado (10/7), a Associação Nacional dos Procuradores da República, principal entidade da classe, afirmou em nota, que discursos que "desestabilizem o funcionamento adequado das instituições" merecem repúdio e vigilância permanente, frisando que a democracia "não aceita posições que impliquem a sua própria negação ou a relativização de seus pontos essenciais".

Clique aqui para ler a nota dos ex-PGRs

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!