Oportunidade estatal

AGU institui programa de estágio em pós-graduação

Autor

12 de julho de 2021, 19h57

A Advocacia-Geral da União abriu oportunidade de estágio a fim de aperfeiçoar a vivência e carreiras de estudantes de pós-graduação em atividades desenvolvidas pela própria AGU. O "Programa de Estágio em Pós-Graduação em Direito" foi instituído com a Portaria Normativa nº 14 e terá seu primeiro edital de seleção divulgado em breve.

123RF
Estagiário terá acesso direto ao funcionamento da AGU
123RF

O estágio será alinhado às atividades acadêmicas do curso de pós-graduação lato ou stricto sensu em Direito, assumindo papel complementar e oferecendo treinamento profissional. Estagiários receberão bolsa-estágio e auxílio transporte conforme valores definidos pelo Ministério da Economia. Além disso, a prática será considerada exercício de prática jurídica e pontuação específica nos concursos de ingresso nas carreiras jurídicas da AGU.

Além da frequência regular no respectivo curso de pós-graduação em Direito, inclusive cursos de pós-graduação lato sensu promovidos pela Escola da Advocacia-Geral da União, o estagiário participará de atividades acadêmicas de natureza complementar tais como, aulas, palestras, seminários e outras atividades de mesma natureza.

A carga horária das atividades acadêmicas será de duas horas semanais, incluídas no total da carga horária do estágio que poderá ser de vinte ou trinta horas semanais.

Aqueles que preencherem as posições serão encarregados de tarefas relativas à pesquisa de legislação, doutrina e jurisprudência, elaboração de estudos jurídicos e relatórios, elaboração de minutas de peças processuais e pareceres jurídicos e atos normativos, entre outras, sempre supervisionados por profissionais da AGU com ao menos dois anos de experiência.

O procurador-geral da União Vinícius Torquetti diz que o programa "propicia, a um só tempo, qualificação do trabalho prestado pela Instituição e oportunidade e incentivo àqueles profissionais que estão se aprimorando tecnicamente para o exercício da atividade jurídica". Com informações da assessoria da AGU.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!