Consultor Jurídico

Insatisfação generalizada

Evento com 23 entidades aborda problemas da proposta de reforma tributária

A inadequação do pacote tributário apresentado pelo governo federal é tema de um webinar que conta com o apoio de 23 entidades, representativas de vários setores da economia, na próxima sexta-feira (16/7), a partir das 10h30.

Em um debate com mediação de Gustavo Brigagão, presidente nacional do Cesa, vão discutir os principais problemas da reforma os tributaristas Heleno Torres, professor da USP e colunista da ConJur; Everardo Maciel, ex-secretário da Receita Federal; Luís Eduardo Schoueri, professor da USP; e Karen Jureidini, professora e advogada.

O evento é apoiado pela Aasp; Abat; ABDF; ABDIB; Abradt; Abrasca; ACMinas; Associação Comercial de São Paulo; Britcham; Cesa; Conexis Brasil Digital; Febratel; Fiesp; Getap; Iasp; IAB Nacional; Instituto dos Advogados de Minas Gerais; MDA; OAB Nacional; OAB São Paulo; OAB Espírito Santo; Secovi São Paulo e Sinsa.

O governo federal apresentou uma proposta de reforma tributária em duas etapas. Na primeira, o governo propôs unificar o PIS e a Cofins, criar um imposto "seletivo" para substituir o IPI e um imposto sobre transações, nos moldes da extinta CPMF.

A segunda fatia do projeto foi apresentada em junho, sugerindo a taxação de lucros e dividendos e alterações na cobrança do Imposto de Renda. As medidas foram mal recebidas por tributaristas, que veem nelas um aumento injustificado da carga tributária.




Topo da página

Revista Consultor Jurídico, 10 de julho de 2021, 12h46

Comentários de leitores

0 comentários

Comentários encerrados em 18/07/2021.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.