Caso Marielle

Ronnie Lessa é condenado a quatro anos de prisão por descarte de armas no mar

Autor

10 de julho de 2021, 18h04

O ex-policial militar Ronnie Lessa, acusado de matar a vereadora Marielle Franco e o motorista Anderson Gomes em 2018, foi condenado pela Justiça do Rio de Janeiro a quatro anos de prisão, em regime inicial aberto, por destruição de provas.

Reprodução
ReproduçãoRonnie Lessa é condenado a quatro anos de prisão por descarte de armas no mar

A mulher, o cunhado e dois amigos de Lessa também foram condenados à mesma pena. De acordo com o Ministério Público, o grupo se articulou para descartar armas de fogo no mar da Barra da Tijuca. Há suspeita de que a arma usada para matar Marielle e Anderson estava entre as descartadas.

A destruição das provas, segundo as investigações, ocorreu dias antes da prisão de Lessa pela morte da vereadora e do motorista. Um pescador disse à Polícia que alugou seu barco para um amigo do ex-PM, que teria arremessado seis armas no mar. Nenhuma delas foi recuperada.

"Como se nota, trata-se de grupo muito bem estruturado, ordenado com divisão de tarefas, para impedir e embaraçar as investigações em andamento, sendo suficiente as provas acostadas aos autos, o relatório policial e os depoimentos prestados para apontar a participação de todos os acusados, de forma estável, na prática do crime previsto no art. 2º, § 1º da Lei 12850/13. A prova coligida em Juízo corrobora as informações colhidas em sede policial, demonstrando, sem sombra de dúvidas, a associação criminosa perpetrada pelos Réus, em comunhão de ações e desígnios criminosos entre si para obstrução de investigação penal", destacou o juiz na decisão.

Ronnie Lessa segue detido em um presídio de segurança máxima em Mossoró, no Rio Grande do Norte. Ele ainda aguarda data para julgamento pelo Tribunal do Júri pelo assassinato de Marielle e Anderson. Com informações da assessoria de imprensa do TJ-RJ.

Processo 0133709-65.2019.0001

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!