Consultor Jurídico

Resposta da Ordem

Corregedoria da OAB vai apurar ataques de Wassef a jornalista, diz Santa Cruz

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Felipe Santa Cruz, afirmou nesta sexta-feira (9/7) que vai mandar a Corregedoria do órgão apurar as mensagens que o advogado Frederick Wassef encaminhou para uma jornalista do UOL.

Wassef, que é advogado do presidente Jair Bolsonaro, enviou mensagens com questionamentos ofensivos para a colunista Juliana Dal Piva, responsável por uma série de reportagens que revelou conexões de Bolsonaro com um esquema de entrega de salários (a prática conhecida como "rachadinha") de seus ex-funcionários quando era deputado na Câmara.

À ConJur, o advogado disse que as declarações foram tiradas de contexto por cinismo e má-fé, e que sua intenção foi de criticar ditaduras e, portanto, defender a liberdade de imprensa.

A jornalista reproduziu as mensagens que recebeu na íntegra. O advogado do presidente já começa perguntando se ela é "comunista", e questionando por que ela não vai "realizar eu sonho comunista em Cuba, Venezuela , Argentina ou Coreia do Norte".

"Por que nao se muda para a grande China comunista e va tentar exercer sua profissao por la ???? Faca la o que voce faz aqui no seu trabalho, para ver o que o maravilhoso sistema politico que voce tanto ama faria com voce . La na China voce desapareceria e nao iriam nem encontrar o seu corpo. O mesmo ocorre na Venezuela , Cuba e outros paraisos comunistas. Entao pergunto a voce, por que faz o que faz com quem tenta livrar o Brasil da maldita esquerda ???", prosseguiu o advogado.

Ele ainda pergunta se ela vai continuar atendendo "pedidos de sua parceira/chefa" para 'atacá-lo sem parar'. "Ela te paga ??? Ou e so muito amor por ela ??? Voces estao namorando ????", diz o advogado nas mensagens.

No Twitter, Santa Cruz postou a mensagem: "Minha solidariedade à jornalista @julianadalpiva. Vou determinar que a corregedoria da OAB apure o fato ocorrido e tome as medidas necessárias."

Com a ofensa à jornalista, Wassef se torna mais um na lista de pessoas ligadas ao presidente Jair Bolsonaro a bater de frente com a China, o maior parceiro comercial do Brasil e do qual depende boa parte da economia do país (sem falar nos insumos para vacina e equipamentos de combate à Covid-19).

Antes dele, o deputado federal e filho do presidente, Eduardo Bolsonaro, já tinha ofendido o país chamando o coronavírus de "vírus chinês"; dias depois, o ex-ministro da Educação Abraham Weintraub insinuou que a Covid-19 seria parte de um plano do país para "dominar o mundo", ridicularizando o que pensa ser o sotaque chinês.

Leia a íntegra da mensagem de Wassef para Juliana Dal Piva:

"Queria te entrevistar. Voce e socialista ?? Comunista ???? Soldada da esquerda brava ??? E daquelas comunistas gauchas guerreira ??? Voce acredita mesmo que este sistema politico e bom para a sociedade e as pessoas ???? Por que voce nao vai realizar seu sonho comunista em Cuba, Venezuela , Argentina ou Coreia do Norte ??? Por que nao se muda para a grande China comunista e va tentar exercer sua profissao por la ???? Faca la o que voce faz aqui no seu trabalho, para ver o que o maravilhoso sistema politico que voce tanto ama faria com voce . La na China voce desapareceria e nao iriam nem encontrar o seu corpo. O mesmo ocorre na Venezuela , Cuba e outros paraisos comunistas. Entao pergunto a voce, por que faz o que faz com quem tenta livrar o Brasil da maldita esquerda ??? Voce teve este mesmo empenho e obsessao com aqueles da esquerda que desviaram BILHOES DE DOLARES atravez de mil esquemas fraudulentos ??? A parte de seu amor pelo comunismo, voce vai continuar atendendo os pedidos de sua parceira/chefa para me atacar sem parar . Ela te paga ??? Ou e so muito amor por ela ??? Voces estao namorando ???? Se eu financiar todos os custos de viagem para Caracas na Venezuela , voce iria para la fazer umas materias sobre o que esta acontecendo la ??? Se eu te comprar um belo imovel por la, voce moraria la para realizar seu sonho comunista ???? Por que nao experimenta primeiro na sua pele o que e a esquerda, para depois lutar tanto para atingir o Presidente de seu Pais e trazer o comunismo para o meu amado Brasil. Voce e inimiga da patria e do Brasil. Voce sabia que apos o fim da 2 guerra mundial o mundo foi dividido em 2 blocos??? Esquerda e direita ?? Capitalismo e Comunismo ??? Luz e trevas ???? Voce sabia que a maldita esquerda falhou em metade do planeta terra ??? Em todos oa paises e culturas em que se instalou ??? E que ao contrario do comunismo, o capitalismo deu certo em todos os paises e siatemas ??? Entao por que voce luta fanaticamente com suas materias direcionadas e distorcidas da verdade para induzir em erro o publico ??? A esquerda te paga ??? Voce esta feliz e realizada por atacar e tentar destruir o Presidente do Brasil, sua familia e seu advogado ?????"




Topo da página

Revista Consultor Jurídico, 10 de julho de 2021, 9h23

Comentários de leitores

3 comentários

Lamentável

Maria Cristina de Albuquerque (Advogado Autônomo - Comercial)

O advogado está na mesma linha de seu representado: sem limites, sem ética e com total incapacidade de conviver com críticas. A desculpa é a mesma: o temido comunismo! Quando, em verdade, querem enuviar, aos olhos do povo, seus erros, intenções inconfessáveis e incapacidade de gestão. Bolsonaro não é o Brasil! Vivemos num país plural que assim deve permanecer. Advogado não é censor, notadamente quando teve postura pública de todo questionável. Alimentar a mística de "perseguição" para justificar atitudes dessa ordem, com ataques pessoais a jornalistas só nos demonstra o quão distorcida a boa política está. E quando advogados, que juraram defender as liberdades individuais, a livre expressão e o estado democrático de direito agem dessa forma é sinal de que algo vai muito mal. Assim como em Cuba ou na China.

Só falou verdades

CássiaRomilda (Administrador)

Não há no texto nenhum tipo de ameaça. O que ele fez foi expor o que se pratica contra os jornalistas em países comunistas, regime o qual a claramente jornalista defende. Se o comunismo avançar sobre nosso país, pessoas como ela, jornalistas, jamais poderão exercer livremente sua profissão. Logo, ao defender o país do comunismo, Wassef está protegendo a profissão do jornalista.

No mais, um belo texto. Falou tudo que estava engasgado na garganta dos brasileiros!

Concordo totalmente!

AC-RJ (Advogado Autônomo)

Somente complemento que lamentavelmente o site disparou a sua metralhadora ideológica contra o Presidente Bolsonaro para todos os lados, atingindo até o filho dele. Chega a ser ridículo o trecho: "Antes dele, o deputado federal e filho do presidente, Eduardo Bolsonaro, já tinha ofendido o país chamando o coronavírus de "vírus chinês" ". Ora, se o coronavírus é originário da China, por óbvio que é chinês! Isto de modo algum pode ser considerada ofensa, como o site maliciosamente distorceu.

Comentários encerrados em 18/07/2021.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.