vulnerabilidade social

Mãe de 3 crianças consegue liberdade provisória e mudança de domicílio

Autor

9 de julho de 2021, 11h01

Por constatar indícios de que a situação da acusada representa condição de grave risco social, a Vara Criminal de São Sebastião (SP) concedeu liberdade provisória e a uma mulher, mãe de três crianças e responsável exclusiva pelos seus cuidados. Ela ainda foi autorizada a se mudar para a Bahia, perto de sua família.

123RF
Ré cuidava sozinha dos filhos menores de idade e não conseguia buscar emprego 123RF

A ré responde por tráfico de drogas. Após decisão do Supremo Tribunal Federal, sua prisão preventiva foi substituída por domiciliar. Porém, ela não podia sair para buscar trabalho, e por isso ficou sem condições de sustentar os filhos. De acordo com relatório do Centro de Referência da Assistência Social (Creas) do município, ela e as crianças vivem em situação de extrema pobreza e vulnerabilidade social.

A Defensoria Pública de São Paulo, por meio das defensoras Alessandra Pinho da Silva e Patrícia Maria Liz de Oliveira, solicitou a liberdade provisória e a mudança de domicílio para o estado da Bahia, onde moram os pais e demais familiares da ré. 

A juíza Gláucia Fernandes Paiva considerou a necessidade de "preservar a saúde e o bem-estar social dos filhos menores de idade da acusada" e de "garantir condições para que a acusada possa retornar à sua cidade de origem e buscar suporte material de familiares".

Assim, a magistrada impôs medidas cautelares diversas da prisão, que envolvem o recolhimento domiciliar noturno, a proibição de se ausentar da comarca onde irá residir e o dever de manter o Juízo informado sobre o seu endereço atualizado. O processo está sob segredo de Justiça. Com informações da assessoria da Defensoria Pública de SP.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!