Sem risco de fraude

TSE celebra desempenho e fecha semestre com defesa da urna eletrônica

Autor

1 de julho de 2021, 19h47

Presidente do Tribunal Superior Eleitoral, o ministro Luís Roberto Barroso encerrou o semestre judicial nesta quinta-feira (1º/7) com elogios ao desempenho dos colegas, servidores e demais atores do processo eleitoral, mas sem descuidar da maior batalha travada pela corte no momento: a defesa da urna eletrônica.

TSE
Ministro Barroso elogiou desempenho do TSE no primeiro semestre de 2021
TSE

Barroso celebrou o fato de, por mais um semestre, o TSE manter o funcionamento "normal e extremamente eficiente", mesmo diante da epidemia que já ceifou mais de 516 mil vidas brasileiras. Agradeceu o empenho dos ministros, servidores, membros do Ministério Público, advogados e mais envolvidos, com a esperança de, em breve, retomar os trabalhos presenciais.

"Dedicamos alguma energia ao longo desse semestre na tarefa de demonstrar a lisura de todas as eleições ocorreram no Brasil desde implantação das urnas eletrônicas e que vieram para resolver um problema que maculava a democracia brasileira, que eram as fraudes eleitorais ao tempo do voto de papel", disse Barroso.

O presidente da corte detalhou os argumentos os quais têm sido repisados com mais intensidade desde, pelo menos, as eleições municipais de 2020, sobre a confiabilidade do sistema e a absoluta inexistência de qualquer fraude.

Roberto Jayme/TSE
TSE encerrou semestre com 6.581 decisões
Roberto Jayme/Ascom/TSE

Barroso entende que isso colocará o sistema eleitoral sob risco de que os perdedores venham a pedir conferência de votos, busquem inconsistências ou nulidades e apresentem ações perante a Justiça Eleitoral para discutir resultado das eleições. Além disso, vai gerar custos e dificuldades operacionais.

Em 9 de junho, apresentou esses argumentos a deputados federais brasileiros, depois de ser convidado pelo presidente da Câmara, Arthur Lira, para participar de comissão geral sobre assuntos eleitorais. E também recebeu grupo deles para apresentação da urna eletrônica na sede do TSE.

"Temos conversado aberta e francamente com lideranças políticas para demonstrar essa posição que o TSE vem sustentando", afirmou, nesta quinta.

O presidente também apresentou balanço das atividades da corte, que encerrou o primeiro semestre com 6.581 decisões, sendo 9 resoluções, 1.249 acórdãos, 3.712 monocráticas e 1.609 despachos. “É a Justiça mais ágil e a que menos tempo leva entre o início e a conclusão do processo”, exaltou.

Foram 73 sessões plenárias de julgamento, além de duas solenes — a de despedida do ministro Tarcisio de Vieira Carvalho, que em maio encerrou seu segundo biênio como membro efetivo, e a posse do substituto, ministro Carlos Horbach.

Autores

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!