Complicações da Covid

Ruth Vidal, esposa de Ives Gandra Martins, morre aos 86 anos

Autor

26 de janeiro de 2021, 13h15

Morreu nesta terça-feira (26/1), aos 86 anos, Ruth Vidal da Silva Martins, esposa do jurista Ives Gandra da Silva Martins. Ruth estava internada na Unidade de Terapia Intensiva desde a segunda semana de janeiro por complicações geradas pela Covid-19. O estado de saúde piorou no final de semana.

Reprodução/Instagram
Ruth morreu nesta terça-feira, aos 86 anos
Reprodução/Instagram

Ruth se formou em Direito pela USP, na turma de 1958. Ela e Ives Gandra se casaram no mesmo ano. Juntos, eles tiveram seis filhos, entre eles Ives Gandra da Silva Martins Filho, ministro do TST, e Angela Gandra, Secretária da Família do governo de Jair Bolsonaro.

"Mamãe já nos sorri desde a eternidade! Está no céu e de lá nos guiará e protegerá! Morreu como viveu, serenamente, cheia de fé! Agradeço a todos por todo carinho e orações", disse Angela no Instagram.

O filho Ives Gandra Martins Filho lembrou com carinho da mãe. "Ela foi o esteio de todos, pela sua profunda fé, vivida com discrição e constância. Morreu serena e santamente de Covid, oferecendo a Deus os sofrimentos por todos os que lhe pediam por suas necessidades."

Em nota, o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos manifestou pesar pela morte. "A pasta expressa sentimentos de solidariedade aos familiares e amigos."

Em 1999, o marido Ives Gandra chegou a publicar um livro em homenagem à companheira, chamado O livro de Ruth: Obra Poética (um dos poemas dedicados a ela será reproduzido abaixo). No aniversário de 80 anos da mulher, Gandra fez uma nova homenagem, dessa vez em vídeo. 

Em 2016, foi a vez da obra intitulada 101 Poemas para Ruth, que contem 24 sonetos e 77 haicais. Em 2019, Gandra publicou Mais haicais para Ruth

Ives Gandra da Silva Martins é professor emérito das universidades Mackenzie, Unip, Unifeo, Unimeo, do CIEE-SP, das escolas de Comando e Estado-Maior do Exército (Eceme), superior de Guerra (ESG) e da magistratura do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, professor honorário das Universidades Austral (ARG), San Martin de Porres (PER) e Vasili Goldis (ROM), doutor honoris causa das Universidades de Craiova (ROM) e da PUC-PR e RS, e catedrático da Universidade do Minho (POR); presidente do Conselho Superior de Direito da Fecomercio (SP); ex-presidente da Academia Paulista de Letras e do Iasp (Instituto dos Advogados de São Paulo).

Leia o poema Para Ruth, escrito em 1998 e publicado no ano seguinte:

Navegantes do espaço cruzam mares,
Marinheiros do tempo sonham luas,
Saltimbancos das vidas estelares
Descortinam sidéreas sombras nuas.
Cavaleiro e cavalo em descompasso 
Formatam nuvens pálidas no azul,
Cavalgando sem nunca deixar traço,
Como os corcéis alados d’Istambul.
Bandeirantes de estepes infinitas,
Cossacos galopando pelos astros,
Cabelos de asteroides e sem fitas
Na imensidão galáctica dos rastros.
Meu universo heroico é sempre assim,
Cabendo por inteiro em meu jardim.

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!