Crime de responsabilidade

Entidade pede para TSE encaminhar ação contra Bolsonaro ao STF e Câmara

Autor

26 de janeiro de 2021, 19h12

Em embargos de declaração protocolados contra decisão do ministro Tarcísio Vieira de Carvalho que negou seguimento a representação contra o presidente Jair Bolsonaro, a Associação Brasileira de Imprensa (ABI) pede que a ação seja encaminhada pelo Tribunal Superior Eleitoral ao Supremo Tribunal Federal e à Câmara dos Deputados.

Abdias Pinheiro/TSE
TSE não tem legitimidade para apurar crime de responsabilidade do presidente Bolsonaro
Abdias Pinheiro/TSE

O pedido foi feito em petição protocolada na segunda-feira (25/1), assinada pelo advogado Antero Luiz Martins Cunha. Os embargos de declaração são admissíveis para suprir omissão, que, no caso, consistiria no fato de o pedido de remessa não ter sido apreciado na monocrática do ministro Tarcísio.

Se houver o efetivo encaminhamento para o STF e a Câmara, deverá ser feito em nome de Paulo Jeronimo de Souza, presidente da ABI e que subscreveu a inicial.

A representação foi ajuizada pela entidade por entender que declarações de Bolsonaro nas redes sociais — em que colocou em dúvida a confiabilidade da urna eletrônica, além de ter sugerido que houve fraude no pleito de 2018 —  caracterizam crime de responsabilidade.

As manifestações, segundo a entidade, "buscaram ilegitimar a democracia, desqualificar o sistema eleitoral, os partidos políticos e as instituições responsáveis, especialmente o Tribunal Superior Eleitoral".

Ao analisar o pedido, porém, o ministro do TSE se ateve à falta de competência do TSE para apurar eventual prática de crimes de responsabilidade pelo chefe do Poder Executivo.

Clique aqui para ler a petição
Processo 0600011-39.2021.6.00.0000

Autores

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!