Denúncia de assédio

TJ-SP autoriza inquérito contra deputado que apalpou colega na Alesp

Autor

19 de janeiro de 2021, 10h27

O desembargador João Carlos Saletti, do Órgão Especial do Tribunal de Justiça de São Paulo, autorizou a instauração de um procedimento investigatório contra o deputado estadual Fernando Cury (Cidadania) por ter apalpado os seios da deputada Isa Penna (Psol) durante uma sessão da Assembleia Legislativa em 16 dezembro de 2020.

Alesp
AlespDeputado estadual Fernando Cury

A parlamentar procurou o Ministério Público e apresentou uma representação criminal contra Cury. Para o MP, os fatos, "em uma preliminar análise", podem ter contornos de infração criminal. Por isso, pediu ao Órgão Especial a abertura da investigação criminal para a oitiva das testemunhas indicadas "com a finalidade de angariar elementos de elucidação dos fatos".

O pedido foi acolhido pelo relator. "Considerando a motivação apresentada e os elementos que a instruem, autorizo a instauração do procedimento investigatório criminal, com o objetivo de apurar os fatos descritos na peça inicial", afirmou Saletti.

Ele determinou o envio de ofício à presidência da Assembleia solicitando a remessa de gravação oficial de todas as câmeras que possam ter filmado os fatos ocorridos na sessão. Um vídeo do episódio chegou a viralizar nas redes sociais. Saletti também autorizou a oitiva de onze testemunhas, incluindo o presidente da Alesp, deputado Cauê Macris (PSDB).

"Defiro o requerimento formulado e autorizo a Procuradoria-Geral de Justiça a proceder à instrução do procedimento investigatório, 'mediante a colheita de depoimentos de testemunhas e interrogatório dos investigados, com a posterior juntada aos autos dos respectivos termos, de modo a compatibilizar o sistema acusatório, constitucionalmente consagrado (artigo 129, inciso I, da Constituição Federal), com a exigência de controle jurisdicional do presente procedimento investigatório (artigo 14, § 11, da Constituição do Estado de São Paulo)'", completou o desembargador.

Em nota, a defesa afirmou que reitera que o deputado Fernando Cury vai provar que "jamais existiu crime de importunação sexual e que ele nunca teve a intenção de constranger a nobre deputada Isa Penna ao abraça-la".

Processo 2001479-62.2021.8.26.0000

Autores

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!