Epidemia da Covid

Alexandre suspende reintegração de posse do quilombo Coração Valente

Autor

19 de janeiro de 2021, 11h13

Manter reintegrações de posse enquanto crescem os casos do novo coronavírus no Brasil certamente elevaria o número de doentes. Assim, operações desse tipo devem ser suspensas. 

Rosinei Coutinho/SCO/STF
Ministro suspendeu reintegração de posse em SP
Rosinei Coutinho/SCO/STF

O entendimento é do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal. O magistrado suspendeu a reintegração do quilombo Coração Valente, que abriga cerca de 700 famílias em Jacareí (SP).

A decisão, proferida no último dia 13, vale até que o STF julgue um recurso extraordinário ajuizado na Corte contra decisão do Tribunal de Justiça de São Paulo que manteve a reintegração. A remoção estava marcada para o último dia 14.

"Verifica-se risco iminente de dano irreparável, pois está prestes a ser efetivada a remoção de centenas de famílias, de área ocupada há cerca de três anos. A realização deste ato no presente momento, em que se verifica o recrudescimento dos casos de infecções e mortes pelo vírus da Covid-19, certamente elevaria a exposição das pessoas à grave doença", disse Alexandre. 

Ele também destacou ter ficado demonstrado o "número exponencial de indivíduos em situação de risco", como idosos e pessoas com comorbidades. Entre os mil moradores, cerca de 70 são crianças de 0 a 12 anos. Também há 14 idosos acima dos 60 anos.

O pedido no Supremo foi ajuizado por Bruno Ricardo Miragaia de Souza e Rafael Munerati, ambos da Defensoria Pública de São Paulo. Eles apontaram que desde o ingresso na posse da área, os ocupantes deram função social à terra, extraindo dela alimento e renda, respeitando a salubridade do solo e a sustentabilidade ambiental. 

Também lembraram que o quilombo está em local considerado Área Especial de Interesse Social (AEIS), o que significa que a terra deve ser apropriada e convertida em moradia de baixa renda. 

"Não há qualquer razoabilidade em desocupar a área em meio à maior pandemia da história do país para que, em curto espaço de tempo, o imóvel venha a ser ocupado por uma população com o mesmo perfil que o dos atuais moradores", disseram os defensores. 

Clique aqui para ler a decisão
Pet 9.382

Autores

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!