PF acionada

TRF-3 sofre ataque hacker nesta sexta-feira

Autor

15 de janeiro de 2021, 19h00

Reprodução
Ataque provocou indisponibilidade no sistema, mas nenhuma tentativa de invasão ou roubo de dados foi constatada
Reprodução

O Tribunal Regional da 3ª Região sofreu um ataque hacker nesta sexta-feira (15/1). O ataque teve como objetivo sobrecarregar os sistemas e torná-los indisponíveis. A Polícia Federal já foi acionada e, em conjunto com o time de TI da corte,  está banindo os IPs usados pelos criminosos.

Não houve até o momento qualquer tentativa de invasão ou extração de dados, mas o ataque provocou indisponibilidade. A ofensiva é do tipo conhecido como ataque de negação de serviço distribuído (DDoS).

Esse tipo de ataque aproveita os limites de capacidade específicos que se aplicam a todos os recursos de rede, como a infraestrutura que viabiliza o site de uma empresa. O ataque DDoS envia múltiplas solicitações para o sistema invadido com o objetivo de exceder sua capacidade de operação.

Em comunicado enviado a juízes e servidores, a presidência do TRF-3 reconheceu que o ataque causou instabilidade e afirmou que a área de tecnologia da informação atuou prontamente para conter o ataque e salvaguardar os sistemas, que não foram invadidos, a exemplos das bases de dados. Também assegurou não ter ocorrido furto de informações.

Ataques recentes
No último ano os ataques hackers a tribunais brasileiros se intensificou. Em novembro, o site do TRF-1 
foi atacado e, por prevenção, tirado do ar. Um perfil anônimo no Twitter tinha assumido a autoria do ato e postou dados que teriam sido capturados do sistema da corte.

Também em novembro do ano passado, houve ataque aos sistemas do STJ; dois dias depois, o tribunal informava que o backup estava "100% íntegro", apesar de os ministros e servidores não conseguirem acessar os próprios arquivos e e-mails.

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!