Negativa Abusiva

Plano deve custear procedimento que não consta do rol da ANS, diz juiz

Autor

15 de janeiro de 2021, 8h27

Não autorizar tratamento prescrito por médico especialista apenas porque o procedimento não consta no rol da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) é prática abusiva. 

Dollar Photo Club
Plano terá que custear tratamento de idoso
    Dollar Photo Club

O entendimento é do juiz Éder Jorge, da 19ª Vara Cível e Ambiental de Goiânia. Ele ordenou que um plano de saúde custeie o tratamento de um idoso com problemas cardíacos. A decisão é desta quarta-feira (13/1). 

De acordo com o processo, o autor tem 81 anos e possui diversas comorbidades. Assim, haveria grande risco caso ele fosse submetido ao procedimento convencional, que consiste em uma cirurgia.

Por causa disso, o médico responsável por acompanhar o idoso indicou um tratamento menos invasivo, só que de alto custo. O plano acabou rejeitando o custeio, alegando que o procedimento não consta no rol da ANS. 

"O STJ e o Tribunal de Justiça do Estado de Goiás entendem ser abusiva a recusa da seguradora de saúde em autorizar tratamento/exame/procedimento prescrito por médico especialista, sob a alegação de que não consta no rol dos procedimentos obrigatórios da Agência Nacional de Saúde Suplementar", afirma a decisão. 

Ainda segundo o juiz, o rol indicado pela ANS "tem natureza meramente exemplificativa, ou seja, o fato de o procedimento/exame médico indicado não constar na lista não significa que a administradora do plano não tenha obrigação de custeá-lo, devendo observar a indicação médica, com a finalidade de preservar a vida do paciente". 

Com isso em vista, o magistrado deferiu liminar ordenando que a parte ré autorize o tratamento no prazo máximo de 24 horas, sob pena de multa diária de R$ 3 mil, limitada a R$ 50 mil. 

Processo 5011282-33.2021.8.09.0051

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!