Fábrica de Ideias

IREE Escola-KOPE e a democratização do conhecimento

Autor

14 de janeiro de 2021, 11h45

Em abril de 2020, em meio ao contexto de pandemia e dos esforços necessários para o distanciamento social, saía do papel um projeto especial do IREE com apoio da Editora Contracorrente para aproximar seu público de grandes pensadores e compartilhar conteúdos de qualidade por meio do ensino a distância: o IREE Escola – KOPE.

A estreia desse projeto coordenado por Walfrido Warde e Rafael Valim se deu com o CIPOL, um Curso de Introdução à Política para compreender as bases de organização da sociedade brasileira e a sua inserção na história das ideias políticas, o funcionamento das nossas instituições e o desenvolvimento socioeconômico do Brasil.

O curso reuniu 33 professores entre os mais destacados nomes da inteligência brasileira e foi sucesso de público. O bom desempenho do Cipol e a demanda para que outros temas fossem contemplados dentro da mesma proposta fizeram com que o leque de cursos do IREE Escola – KOPE ganhasse cada vez mais corpo.

Hoje já são 11 cursos, todos disponíveis para inscrição, uma comunidade de mais de 7,5 mil alunos, entre pagantes e bolsistas, e 180 professores brasileiros e estrangeiros.

O segundo curso lançado foi o "Economia para pensar o Brasil – EPB", com a proposta de tornar acessível um conhecimento importante para o exercício da cidadania.

Depois vieram "A Cartilha do Administrador Público", um curso de alta reflexão sobre a carreira no setor público, "Feminismo para uma outra sociedade", com um panorama sobre o feminismo contemporâneo, suas teorias e práticas, e "Brasil e Estados Unidos: Entre submissão e Fratura", que mergulha na história das relações entre os dois países.

"A reinvenção do Direito Administrativo" foi o primeiro curso internacional do IREE Escola – Kope, em parceria com o Foro Iberoamericano de Derecho Administrativo (FIDA).

Para quem se interessa pelo estudo das leis, também foram lançados "Filosofia do Direito", curso completo sobre o assunto que trata das questões jurídicas mais relevantes da atualidade, e "Combate à Corrupção: Remédio ou veneno", curso avançado que reúne os maiores especialistas em operações anticorrupção do mundo.

Para completar o conjunto de cursos lançados até o final de 2020, temos ainda mais três que tratam de questões de grande importância com um olhar para dias de hoje: "Racismo e Política: Questões Contemporâneas", que traz ampla perspectiva sobre a questão racial e aponta caminhos para a luta antirracista, "Autoritarismo: Compreender para combater", que destrincha o fenômeno do autoritarismo e propõe meios para combatê-lo, e "O impacto da pandemia na Segurança Alimentar: Brasil e América Latina", que se aprofunda nas mudanças necessárias nas políticas de segurança alimentar a partir da Covid-19.

Outros cursos estão por vir. O IREE Escola – KOPE segue para se consolidar como uma plataforma de democratização do conhecimento plural e decolonial, com foco em humanidades.

Projeto pioneiro na educação brasileira, permite o acesso a conhecimentos, pesquisadores e professores que até então estavam limitados ao círculo acadêmico das melhores universidades do país e do mundo.

O KOPE, Knowledge for People, é a expansão do IREE Escola para uma marca internacional, cujo objetivo é promover o acesso ao conhecimento em escala global.

A história construída ao longo de 2020 mostra a sintonia que há entre o projeto e o desejo das pessoas de fazerem parte de uma comunidade reunida pela vontade de saber e de dialogar. O ano de 2021 reserva ainda mais novidades!

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!