Todas as doses

Ação popular tenta derrubar sigilo de cartão de vacinação de Bolsonaro

Autor

12 de janeiro de 2021, 17h43

Com base nas decisões judiciais que, em 2020, levaram Jair Bolsonaro a exibir o resultado dos testes para Covid-19 a que foi submetido, a deputada federal e presidente do Partidos dos Trabalhadores (PT), Gleisi Hoffman, ajuizou ação popular para permitir a divulgação do cartão de vacinação do presidente.

Presidência da República
Planalto impôs sigilo de até cem anos para cartão de vacinação de Bolsonaro
Presidência da República

A ação tramita na 20ª Vara Federal Cível do Distrito Federal. Na segunda-feira, a juíza Adverci Rates Mendes de Abreu despachou prazo de 72 horas para o representante judicial da União se manifestar sobre pedido liminar para suspender o sigilo ao documento, decretado pelo Planalto por até cem anos.

A medida foi tomada após pedido do jornalista Guilherme Amado, da Revista Época, sobre informações de doses de vacina que o presidente recebeu. A requisição foi feita via Lei de Acesso à Informação. A publicação informou que o sigilo foi decretado porque os dados dizem respeito à intimidade, à vida privada, à honra e à imagem do presidente.

Bolsonaro tem dado declarações críticas à obrigatoriedade de vacinação, em meio à epidemia. Recentemente, o caso foi decidido pelo Supremo Tribunal Federal, que considerou que a vacinação obrigatória é constitucional.

Para Gleisi Hoffmann, o sigilo das informações do cartão de vacinação representa verdadeiro atentado à moralidade administrativa. E cita o precedente da Justiça Federal paulista, que em abril, a pedido do jornal O Estado de S.Paulo, determinou acesso aos dados dos exames para detecção da Covid-19 feitos por Bolsonaro .

O caso gerou disputa jurídica que teve decisão do Superior Tribunal de Justiça contrária à exibição do documento, por ferir direitos civis do presidente da República, e depois do ministro do Supremo Tribunal Federal, Ricardo Lewandowski, que determinou a divulgação e recebeu da União os resultados.

"Dessa maneira, conforme constante na decisão prolatada pela 14ª Vara Federal de São Paulo, a publicidade é regra e o sigilo é exceção, de sorte que a aplicabilidade do art. 31 da Lei de Acesso a Informação não pode ser imposto ao presente caso, dado que os documentos que se busca acesso gozam de inequívoco interesse sócial", diz a inicial.

A peça é assinada pelos advogados Eugênio Jose Guilherme de Aragão, Angelo Longo Ferraro, Marcelo Winch Schmidt, Rachel Luzardo de Aragão, Miguel Filipi Pimentel Novaes e Carolina Freire Nascimento.

Ação Popular 1000882-27.2021.4.01.3400

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!