Nada Feito

Aprovado em concurso público não deve ser indenizado por nomeação tardia

Autor

10 de janeiro de 2021, 8h27

Quando o aprovado em concurso público é nomeado tardiamente por determinação judicial, não há dever de indenizar. Com esse entendimento, a 4ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça da Paraíba negou indenização por danos morais e materiais a um servidor de Alagoa Grande (PB).

123RF
123RF

Às vésperas do fim do prazo de validade do concurso, o homem foi convocado para assumir o cargo de agente administrativo. Em seguida, o Ministério Público ajuizou ação civil pública para a nomeação dos aprovados. Foi firmado acordo e a convocação do autor foi estabelecida para oito meses depois da publicação do edital.

O servidor acionou a Justiça mesmo após ter tomado posse. O Juízo de primeira instância entendeu que a indenização não era devida, mesmo que a demora tenha sido fruto de erro reconhecido da Administração Pública.

O desembargador Oswaldo Trigueiro do Valle Filho, relator do processo no TJ-PB, mencionou tese do Supremo Tribunal Federal de Repercussão Geral nº 724.347. Segundo ela, "na hipótese de posse em cargo público determinada por decisão judicial, o servidor não faz jus a indenização, sob fundamento de que deveria ter sido investido em momento anterior, salvo situação de arbitrariedade flagrante".

"O fato de ter convocado o candidato e não ter sido realizada a sua nomeação de imediato, somente vindo a ser feito com a decisão judicial, não configura a hipótese de flagrante arbitrariedade do ente municipal. Não houve desrespeito à decisão judicial ou má-fé", pontuou o magistrado. A decisão foi unânime. Com informações da assessoria de imprensa do TJ-PB.

Clique aqui para ler o acórdão
0800222-81.2019.815.0031

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!