Democracia na América

Colunista da ConJur publica livro sobre presidencialismo dos Estados Unidos

Autor

9 de janeiro de 2021, 14h35

O livre-docente da USP Arnaldo Sampaio de Moraes Godoy, que assina na ConJur a coluna Embargos Culturais, lançou nesta semana o livro Direito Constitucional norte-americano — o Presidencialismo, que explica como funciona esse sistema de governo nos Estados Unidos. O professor disponibilizou o e-book da obra gratuitamente aos leitores da ConJur (o download está disponível no final desta notícia). 

Spacca

Editado pela Uniceub, o texto é resultado de uma pesquisa feita por Godoy em Berkeley, na Califórnia. A ideia de editar a pesquisa como livro se deu levando em conta o aumento do interesse sobre o presidencialismo dos EUA, puxado pelas eleições deste ano.

"O ensaio é o resultado de uma estada na Faculdade de Direito na Universidade de Berkeley, Califórnia, onde estive como professor pesquisador e visitante", explica a nota introdutória da obra. 

O marco temporal da pesquisa é a administração do ex-presidente Barack Obama, que governou os Estados Unidos por dois mandatos, de 2009 a 2017, antes de Donald Trump chegar ao poder. 

"O sistema de governo presidencialista, no qual o presidente da República chefia o Poder Executivo e enfeixa as funções de Chefe de Estado e de Chefe de Governo, é o tema central do ensaio que o leitor tem em mãos, pensando em uma perspectiva de seu modelo e paradigma. O propósito do ensaio é inventariar esse tema em seu contexto original, isto é, na Ciência Política e no Direito Constitucional dos Estados Unidos da América", concluí a nota introdutória.

Clique aqui para baixar o livro

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!