Democracia em Vertigem

Entidades da advocacia divulgam nota em defesa de eleições honestas e livres

Autor

8 de janeiro de 2021, 17h18

Alan Santos/PR
Nota foi provocada por declaração de Bolsonaro sobre a possibilidade de
os ataques ocorridos nos Estados Unidos
se repetirem em 2022 no Brasil
Alan Santos/PR

Entidades da advocacia publicaram uma nota conjunta defendendo a garantia de eleições honestas e livres no Brasil.

O documento sustenta que as eleições são o único modo democrático de escolha dos governantes. Ele é assinado por dirigentes da Associação dos Advogados de São Paulo, Associação Brasileira de Direito Financeiro, Centro de Estudo das Sociedades de Advogados, Instituto dos Advogados Brasileiros, Instituto dos Advogados de São Paulo, Instituto de Defesa do Direito de Defesa, Movimento de Defesa da Advocacia e ConselhoFederal da OAB

A nota também sai em defesa da Justiça Eleitoral. "Criada em 1932 para acabar com as fraudes da República velha, nunca a Justiça Eleitoral teve seu papel contestado ao longo de inúmeras eleições".

A entidades afirmam que a modernização da Justiça Eleitoral e o uso de urnas eletrônicas asseguram uma organização impecável ao processo eleitoral no Brasil e que golpe é uma ideia incompatível com a democracia.

A manifestação foi provocada pelas recentes declarações do presidente Jair Bolsonaro. Segundo ele, "se nós não tivermos o voto impresso em 2022, uma maneira de auditar o voto, nós vamos ter problema pior que os Estados Unidos".

Clique aqui para ler a nota conjunta na íntegra

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!