Consultor Jurídico

Três Modalidades

Governo federal anuncia criação de curso técnico em serviços jurídicos

Retornar ao texto

Comentários de leitores

8 comentários

Onde estao os advogados ?

Humberto d Avila Rufino (Advogado Sócio de Escritório - Trabalhista)

A pergunta, diante de tal iniciativa, merece uma resposta por parte dos advogados. Numerosos para fazer coro aos seus interesses corporativos no Congresso, parece que estão calados diante desse absurdo. De difícil fiscalização, já se vislumbram inúmeros pontos de conflito com os estudantes inscritos na OAB (estagiários, antes 'solicitadores'). É lamentável que não haja uma discussão organizada no meio dos advogados para avaliar os efeitos de tal proposta.

Rábula!

Corradi (Advogado Autônomo - Civil)

Institucionalização da profissão do RÁBULA. Começa sempre assim. Do nada. Depois adquire direito de igualdade. Foi assim com os conciliadores da justiça do trabalho, que de meros sindicalistas, muitos que nem sabiam escrever direito o nome, se tornaram Juízes Classistas, com aposentadorias nababescas, que o povo é obrigado a pagar. Foi também com os conciliadores no cível, que de voluntários, hoje já estão buscando remuneração e não duvido que, tem breve, obtenham igualdade de servidor concursado. Isso só um exemplo dentre tantas outras que existem por aí, que deram até direito a duas aposentadorias. Logo veremos o RÁBULA fazendo sustentação oral no STF é sendo aplaudido por ter conseguido chegar ali sem necessitar cursar a faculdade regular. Agora, o direito ao exercício de profissão garantido na CF, também condiciona ao atendimento dos requisitos legais para tanto, que no caso da advocacia é aprovação no exame de ordem, como consta da lei. Se estudantes do quinto ano conseguem ser aprovados, por que os formados não conseguem? Faculdade ruim ou muitas atividades extracurriculares nos arredores, com anotação da presença pelo colega da vez? Com isso, não quero dizer que também não considero abusivas as aviltantes cobranças para realização do exame, cuja renda, assim como a arrecadação anual, ninguém tem a menor informação da destinação. A OAB cobra tudo, de modo que pagamos anuidade para não termos absolutamente nada em troca e ainda tivemos a revogação dos remidos quando completavam 65 anos com um número mínimo de contribuições. Mas já vi alguma mudança nesse sentido, partindo do judiciário. A Conjur poderia se manifestar sobre isso.

Exame da Ordem para advogados

De Oliveira Luciano (Advogado Autônomo)

Aprovação no Exame da Ordem deveria ter validade de no máximo 3 anos.
Isso sim faria uma melhor seleção de advogados compromissados com estudo e conhecimento do Direito.

OAB é o mínimo esperado

De Oliveira Luciano (Advogado Autônomo)

Particularmente, duvido bastante da capacidade cognitiva de uma pessoa que curse Direito por 4 anos (nem precisa se formar) e não consiga aprovação nem no exame da Ordem.
Claramente (ao menos em regra) temos um péssimo estudante ou uma péssima instituição de ensino nesses casos.
Se não consegue aprovação nem na prova que avalia o conhecimento mínimo sobre as "regrinhas", como almeja jogar o grande jogo da advocacia?
Estude que passa.

Alo mpt ajude-nos abolir de vez a escravidão moderna da oab

VASCO VASCONCELOS -ANALISTA,ESCRITOR E JURISTA (Administrador)

Por Vasco Vasconcelos, escritor jurista e abolicionista contemporâneo. A sociedade precisa saber e os jornais censuram as verdades, que não é da alçada da OAB e de nenhum sindicato avaliar ninguém. A CFdiz em seu art. 209 que compete ao poder público avaliar o ensino. Ou seja avaliação do ensino é papel do Estado (MEC) junto às universidades e às IES não de sindicatos. Há sete anos, durante o lançamento do livro ‘Ilegalidade e inconstitucionalidade do Exame de Ordem do corregedor do TRF da 5º Região, desembargador Vladimir Souza Carvalho, afirmou que Exame de Ordem é um monstro criado pela OAB. Disse que é uma mentira que a aprovação de 10% dos estudantes mensure que o ensino jurídico do país está ruim. Não é possível falar em didática com decoreba”, completou Vladimir Carvalho.OAB não tem interesse em melhorar o ensino jurídico não tem poder de regulamentar leis, não tem poder de legislar sobre exercícios profissionais. Além de usurpar papel do Estado MEC, OAB para calar nossas autoridades, usurpando papel do omisso Congresso Nacional, isentou do seu exame caça níquei$$ os bacharéis em direitos oriundos da Magistratura do Ministério Público e os bacharéis em direitos oriundos de Portugal. E com essas tenebrosas transações, aberrações e discriminações essa excrescência é Constitucional? Onde fica o princípio da Igualdade insculpido em nossa Constituição? A Declaração Universal dos Direitos Humanos repudia qualquer tipo de discriminação por ferir de morte os direitos humanos .
Art. 5º - XIII – CF "É livre o exercício de qualquer trabalho, ofício ou profissão. Art. 29 § 1º do Código de Ética OAB: Títulos ou qualific. profissionais são os relativos à profissão de ADVOGADO conferidos por universid. ou instituições de ensino superior, reconhecidas..

Diploma de advogado,já.Chega de exploração,oab

VASCO VASCONCELOS -ANALISTA,ESCRITOR E JURISTA (Administrador)

Por Vasco Vasconcelos escritor jurista e abolicionista contemporâneo. Isso é Brasil p/ser advogado, OAB usurpa vergonhosamente papel do Estado MEC p/ impor sua máquina de triturar sonhos e diplomas gerando fome desemprego depressão síndrome do pânico doenças psicossociais e outras comorbidades diagnósticas uma chaga social que envergonha o país dos desempregados e dos aproveitadores que lucram com o trabalho análogo à de escravos a escravidão moderna da OAB. Agora para ocupar vagas nos Tribunais Superiores, OAB utiliza de LISTAS APADRINHADOS?
Então o cidadão é lesado na correção das provas bate na porta da justiça e recebe um tapa na cara?
No último exame caça-níqueis OAB/ FGV foram flagradas PLAGIANDO vergonhosamente questões de outra Banca examinadora para FERRAR ainda mais seus CATIVOS e aumentar o lucro da OAB. Criam-se dificuldades para colher facilidade$. Depois desse vergonhoso plágio essa EXCRESCÊNCIA perdeu de vez a credibilidade e tem que ser sepultada URGENTE. Até porque avaliação do ensino é papel do Estado MEC e não de sindicatos. Leia-se 209 da CF.
É LIVRE O EXERCÍCIO PROFISSIONAL DE QUALQUER TRABALHO. ART. 5-XIII CF. "O Brasil último país a acabar com a escravidão tem uma perversidade intrínseca na sua herança que torna a nossa classe dominante enferma de desigualdades de descaso." Darcy Ribeiro
Mas quem lucra com a escravidão moderna da OAB não tem nenhum interesse em abolir esse câncer. Até agora OAB já abocanhou extorquindo com altas taxas de inscrições e reprovações em massa quase R$ 2.0 BI sem nenhuma transparência sem nenhum retorno social sem prestar contas ao Egrégio TCU. É ainda dizem que isso é sui-generis? Quem forma em Medicina é médico (Lei n.13.270/16 determinou as univ. DIPLOMA DE MEDICO
CRIAM-SE DIFICULDADES P/COLHER ..

Para ser presidente

BASILIO (Advogado Sócio de Escritório)

tem teste para ver se o candidato sabe ao menos escrever o próprio nome sem erros?

Agora vai

João B. (Advogado Autônomo)

Secretaria(o) pejota.

Comentar

Comentários encerrados em 15/01/2021.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.