Wiki wins

Justiça britânica nega pedido de extradição de Julian Assange para os EUA

Autor

4 de janeiro de 2021, 9h30

A Justiça britânica negou nesta segunda-feira (4/1) o pedido de extradição de Julian Assange, do WikiLeaks, para os Estados Unidos. A decisão foi tomada pela juíza Vanessa Baraitse, com fundamentação no fato de que Assange poderia tirar a própria vida caso voltasse aos EUA.

Reprodução
A juíza concordou com o argumento da defesa de que, "diante das condições de isolamento quase total", os procedimentos de extradição apresentados pelas autoridades norte-americanas "não impedirão o sr. Assange de encontrar uma maneira de cometer suicídio".

A Justiça americana quer processar Assange por espionagem. O representante do governo dos EUA já se pronunciou, confirmando que vai apresentar recurso contra a decisão. A defesa de Assange, por sua vez, também informou que vai entrar com recurso, mas pedindo liberdade condicional sob pagamento de fiança.

Os recursos devem prolongar ainda mais a saga judicial em que Assange está envolvido desde 2010, quando seu site WikiLeaks publicou centenas de milhares de documentos militares e diplomáticos confidenciais do governo dos EUA.

Após permanecer refugiado na embaixada do Equador por sete anos, Assange foi detido em abril de 2019, e desde então é mantido em uma penitenciária de segurança máxima de Londres.

Durante o pronunciamento do veredito, manifestantes se reuniram em frente ao prédio da Justiça de Londres para apoiar o australiano.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!