Liberdade de expressão

MPF irá fazer consulta pública sobre suposta censura do Facebook

Autor

26 de fevereiro de 2021, 16h20

Reprodução
MPF de Goiás publicou edital de chamamento público para apurar suposta censura nas redes sociais

O Ministério Público Federal de Goiás publicou nesta quinta-feira (25/2) um chamamento público com o objetivo de promover a coleta de informações, reclamações e representações sobre a suposta censura de postagens de usuários brasileiros relacionadas à Covid-19 no Facebook e no Instagram.

Poderão participar da consulta pública entidades públicas e privadas, organizações, movimentos sociais e qualquer cidadão individualmente que possam colaborar com a questão.

Quem decidir atender o chamamento terá até o dia 12 de março para enviar ao MPF os elementos pertinentes à investigação.

As manifestações ainda deverão conter, obrigatoriamente, as seguintes informações:

– Nome e e-mail de contato do manifestante;
– Nome de usuário e endereço de e-mail vinculados à conta que teria sofrido a suposta censura ilícita por parte dos provedores de aplicativos Facebook e Instagram; e
– Relato detalhado sobre as circunstâncias referentes à suposta censura ilícita praticada e sobre a penalidade aplicada (exclusão, suspensão ou bloqueio de conta; remoção de publicação, restrição de visibilidade etc.), que, necessariamente, deverão estar relacionadas a publicações com conteúdo pertinente à Covid-19 e acompanhadas dos documentos comprobatórios correlatos (prints, notificações, url etc.).

Clique aqui para ler a íntegra do edital

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!