Consultor Jurídico

Das lutas na tempestade

STF lança marca para celebrar seus 130 anos na República

Em comemoração aos 130 anos de Supremo Tribunal Federal  na República (1891 a 2021), lembrados na sessão plenária desta quinta-feira (25/2) em discurso do presidente da Corte, ministro Luiz Fux, foi elaborada uma marca a fim recapitular visualmente um pouco da história do tribunal.

STFSTF lança marca para celebrar seus 130 anos na Era Republicana (1891 a 2021)

O desenho proposto mescla o passado e o presente, com a utilização de registros fotográficos antigos, complementados, de maneira harmoniosa, com imagens atuais. Essa identidade visual será utilizada em publicações sobre o tema ao longo do ano.

Para dar modernidade à marca, foram usadas formas geométricas, círculos, semicírculos e traços presentes na arquitetura e no design do tribunal, além de cores que vão do marrom ao sépia. O objetivo foi trazer elegância à marca e, ao mesmo tempo, remeter ao passado, segundo explica a assessora Flávia Coelho Arlant, da Secretaria de Altos Estudos, Pesquisas e Gestão da Informação (SAE), setor do Tribunal responsável pela criação.

Slogan
"As tipologias usadas também reforçam essa dualidade: o passado e o futuro, que não são oposição absoluta e, sim, uma existência simultânea", explica. Junto à marca, está o slogan "Celebrar a história para concretizar o futuro", o qual conceituou, de modo forte e sintético, a identidade visual lançada pela Corte, conforme Flávia Arlant.

Outras ações
A produção da marca é uma de muitas ações que serão realizadas durante todo o ano de 2021 com o intuito de lembrar parte da trajetória da mais alta Corte do país. Estão previstas a confecção de selo e o lançamento de um hotsite comemorativo.

As iniciativas incluem ainda matérias especiais veiculadas no site do STF, na TV e na Rádio Justiça, que também produzirão programas para registrar e celebrar diversos aspectos dos 130 anos do STF. Além disso, as redes sociais do Tribunal irão publicar conteúdo sobre a data com hashtags específicas, tags, lives e quiz envolvendo registros históricos e o papel do Supremo ao longo da história. Com informações da assessoria do STF.




Topo da página

Revista Consultor Jurídico, 25 de fevereiro de 2021, 16h50

Comentários de leitores

0 comentários

Comentários encerrados em 05/03/2021.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.