Opinião

Leiloeiro é aliado do Poder Judiciário na resolução de demandas de massa

Autor

25 de fevereiro de 2021, 16h10

Responsáveis por realizar as alienações de bens em todas as demandas existentes nos processos judiciais de vários níveis e naturezas por meio de leilões, os leiloeiros oficiais brasileiros têm sido fundamentais para a resolução de demandas de massa em todo o país, auxiliando o Judiciário e as partes envolvidas na prestação jurisdicional.

De acordo com a legislação, o leiloeiro é fiel depositário de bens para o Poder Judiciário e possui grande responsabilidade na guarda e conservação destes, agindo como agente delegado do poder público. Isto é, a atividade da leiloaria não se resume a subir no palco, pegar o microfone, apresentar o produto e perguntar "quem dá mais?". Essa é a visão caricata da profissão, que vai muito além do ato de apregoar a venda pública das coisas. O leiloeiro confere legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência aos leilões designados por magistrados de todo o país.

É bom recordar que o Supremo Tribunal Federal já reconheceu a responsabilidade objetiva do Estado pelos atos do leiloeiro, devendo ressarcir todos os danos causados por este em sua atuação nos termos do artigo 37, caput e §6º, da CF/88. Ou seja, o leiloeiro designado para promover a venda judicial de bens é considerado pela legislação pertinente ao mandatário ou comissionário da autoridade judicial que o nomeou.

O mesmo STF reforça também que a função só pode ser exercida de maneira privativa e personalíssima, pois não há qualquer previsão no ordenamento jurídico brasileiro permitindo que empresas exerçam esse tipo de atividade. "O leiloeiro lida diariamente com o patrimônio de terceiros, de forma que a prestação de fiança como condição para o exercício de sua profissão busca reduzir o risco de dano ao proprietário – o que reforça o interesse social da norma protetiva, bem como justifica a limitação para o exercício da profissão", destacou o ministro Alexandre de Moraes, relator do Recurso Extraordinário 1.263.641.

O Decreto 21.981/1932 dispõe em seus artigos 6º, 7º e 8º que o leiloeiro, depois de habilitado devidamente perante as juntas comerciais, fica obrigado, mediante despacho das mesmas juntas, a prestar fiança. Além disso, o leiloeiro só poderá entrar no exercício da profissão depois de aprovada a fiança oferecida.

A profissão do leiloeiro remonta ao Império Romano, sendo uma das mais antigas ainda existentes. Consolidou-se ao longo das décadas no Brasil e passou por diferentes contextos políticos, econômicos e sociais, sempre com os olhos voltados à justiça social e ao direito daqueles que batem às portas do Judiciário.

Autores

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!