Operação spoofing

Defesa de Vaccari pede acesso a diálogos hackeados de procuradores

Autor

22 de fevereiro de 2021, 11h36

A defesa de João Vaccari Neto, ex-tesoureiro do PT, pediu acesso às informações apreendidas no âmbito da investigação que ficou conhecida como operação spoofing, que apreendeu diálogos hackeados entre procuradores da "lava jato" e outros interlocutores.

Reprodução
ReproduçãoJoão Vaccari Neto foi citado em conversas entre Sergio Moro e Deltan Dallagnol

O pedido foi baseado na decisão recente do ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal, que concedeu o acesso às mensagens à defesa do ex-presidente Lula.

Segundo o advogado Luiz Flávio Borges D’Urso, a divulgação de alguns dos diálogos mostrou que o procurador Deltan Dallagnol e o ex-juiz Sergio Moro citaram seu cliente nas conversas privadas, o que justifica a assunção de que o conteúdo das mensagens pode beneficiar Vaccari.

"As condutas do referido então juiz, bem como as do procurador da República citado, revelam, em tese, fatos muito graves, sendo razoável admitir que existam mais conversas envolvendo o Sr. Vaccari, que são, portanto, do interesse de sua defesa."

"O requerimento formulado pela defesa tem fundamento no fato de que, por Direito, somente com acesso integral às informações custodiadas naquele processo, é que a defesa do Sr. João Vaccari poderá exercer plenamente seu mister", finaliza a nota.

Leia a íntegra da nota da defesa:

A defesa do Sr. João Vaccari Neto, respondendo aos questionamentos, vem esclarecer que requereu acesso e cópia das informações apreendidas na “Operação Spoofing”, que deram origem ao processo criminal nº 1015706-59.2019.4.01.3400, originário da 10ª Vara Federal Criminal do Distrito Federal.

O pedido formulado tem por base a recente decisão proferida pelo e. Supremo Tribunal Federal, nos autos da Reclamação nº 43.007, do ex-presidente Lula, na qual o Ministro Ricardo Lewandowski deferiu o "compartilhamento das mensagens arrecadadas pela Operação Spoofing que lhe digam respeito, direta ou indiretamente, bem assim as que tenham relação com investigações e ações penais contra ele movidas na 13ª Vara Federal de Curitiba ou ainda em qualquer outra jurisdição, ainda que estrangeira".

Da mesma forma que foram revelados diversos diálogos sugerindo a manipulação processual, por parte dos membros da força tarefa da "lava jato" e do ex-Juiz Sergio Moro, nos processos e investigações envolvendo o ex-presidente Lula, também foram reveladas conversas mantidas entre o procurador Deltan Dallagnol e o então juiz Sergio Moro envolvendo o Sr. João Vaccari Neto.

As condutas do referido então Juiz, bem como as do Procurador da República citado, revelam, em tese, fatos muito graves, sendo razoável admitir que existam mais conversas envolvendo o Sr. Vaccari, que são, portanto, do interesse de sua defesa.

O requerimento formulado pela defesa tem fundamento no fato de que, por Direito, somente com acesso integral às informações custodiadas naquele processo, é que a defesa do Sr. João Vaccari poderá exercer plenamente seu mister.

São Paulo, 22 de fevereiro de 2021

Prof. Dr. Luiz Flávio Borges D’Urso
Advogado Criminalista

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!