Fundado em 1874

Tribunal de Justiça de São Paulo completa 147 anos de história

Autor

3 de fevereiro de 2021, 11h02

O Tribunal de Justiça de São Paulo, o maior tribunal da América Latina, foi fundado 3 de fevereiro de 1874, com apenas sete desembargadores. Nesta quarta-feira (3/2), a Corte completa 147 anos e hoje conta com  2.498 magistrados (358 desembargadores e 2.140 juízes), além dos quase 40 mil servidores que garantem o funcionamento e a prestação jurisdicional, que movimenta cerca de 20 milhões de processos.

Antonio Carreta / TJSP
TJ-SPTribunal de Justiça de São Paulo completa nesta quarta 147 anos de história

"Completar 147 anos de vida e não ser 'velho' é um feito extraordinário. Este é o caso do Tribunal de Justiça de São Paulo, que mantém suas tradições, honrando sua história e todos que a construíram, mas ao mesmo tempo é uma instituição que se renova constantemente, pois entende que a distribuição da Justiça deve acompanhar as mudanças da sociedade e os avanços tecnológicos", diz um texto de homenagem publicado no site do tribunal.

O texto lembra que, em razão da epidemia da Covid-19, o TJ-SP se reinventou com investimentos em tecnologias. Além disso, a Corte aderiu às redes sociais e tem até um podcast, bem como projetos de combate à violência de gênero e à violência infantil e campanhas de adoção.

A exposição "O Tribunal da Justiça Bandeirante: sua história, seus personagens", idealizada pelo Museu do TJ-SP, celebra os 147 anos da Corte. Em sua terceira edição, traz o conteúdo pela primeira vez na forma virtual. Saiba mais sobre a criação e desenvolvimento do tribunal e figuras marcantes de sua história.

Confira linha do tempo baseada em alguns fatos importantes lembrados na mostra:

3 de fevereiro de 1874 – Instalação do Tribunal de Relação de São Paulo e Paraná.
1892 – Instalação do Tribunal de Justiça de São Paulo.
1920 – Lançamento da pedra fundamental do Palácio de Justiça.
1932 – Presidente do TJ-SP, desembargador Manoel da Costa Manso, apoia a Revolução Constitucionalista.
1933 – Inauguração parcial do Palácio.
1942 – Finalização da obra e inauguração total do Palácio da Justiça.
1951 – Criação do primeiro Tribunal de Alçada.
1994 – Criação do Museu do TJ-SP.
2005 – Lei Complementar 972 eleva a 360 o número de desembargadores.

Desafiada pela epidemia da Covid-19, a Corte paulista deu um salto em sua modernização tecnológica, com a instituição do trabalho remoto e das audiências virtuais. Em pouco mais de dez meses, foram produzidos 25,4 milhões de atos processuais, entre sentenças, acórdãos, decisões e despachos.

Além disso, o tribunal repassou mais de R$ 12,4 milhões em verbas pecuniárias para a área da saúde, destinadas para que hospitais, prefeituras, universidades e outras instituições pudessem adquirir materiais e equipamentos médicos, insumos, medicamentos e serviços. Com informações da assessoria de imprensa do TJ-SP.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!