Lançamento

Jornalista lança livro O Mapa da Mina nesta sexta-feira em São Paulo

Autor

2 de fevereiro de 2021, 12h09

Nesta sexta-feira (5/2), o jornalista André Guilherme Delgado Vieira, fará o lançamento do seu livro O Mapa da Mina: A guerra dos conglomerados globais de mineração pela conquista da Carajás africana. O evento acontecerá na Livraria Martins Fontes, das 17h às 20h.

Divulgação
Divulgação

O livro conta sobre a junção de duas empresas brasileiras, a mineradora Vale e a BSGR — uma multinacional de exploração de recursos naturais na área de gás, metal, mineração e energia —, para extração de minério de ferro da mina de Simandou, na República da Guiné. Depois de diversas reviravoltas no contexto político, a fusão não se concretizou. Porém, isso fez com que nascesse uma grande disputa empresarial, uma verdadeira briga geopolítica e judicial entre gigantes. 

Além de trazer relatos do contexto histórico sobre os bastidores de disputa pelo controle de mina na África, a obra também traz análises que esclarecem o porquê de os brasileiros terem tanto interesse no minério de ferro africano. A resenha completa publicada pela ConJur pode ser acessada neste link.

O livro
O Mapa da Mina: A guerra dos conglomerados globais de mineração pela conquista da Carajás africana
Autor: André Guilherme Delgado Vieira
Editora: Kotter Editorial
Páginas: 328
Preço: R$ 49,70

Clique aqui para adquirir um exemplar

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!