Feliz ano novo

STJ abre 2021 defendendo um Poder Judiciário viável, produtivo e respeitado

Autor

1 de fevereiro de 2021, 15h31

O Superior Tribunal de Justiça iniciou, nesta segunda-feira (1º/2), o ano judiciário de 2021 com a proposta de continuar a construção de um Poder Judiciário viável, produtivo e respeitado pela sociedade brasileira. É o que anunciou o presidente da corte, ministro Humberto Martins, em seção da Corte Especial.

STJ
Ministro Humberto Martins elogiou a produtividade e eficiência dos colegas
STJ

No discurso de abertura, Martins destacou o STJ como uma das cortes mais produtivas do mundo e que trabalha com eficiência, qualidade, produtividade e bom senso. "Para 2021, a proposta é contar ainda mais com a participação ampla de todos os ministros e ministras e servidores na construção de um dos destinos maiores da nossa corte: um Judiciário viável, produtivo e, sobretudo, respeitado", disse.

O presidente do STJ se solidarizou às vítimas das mais de 220 mil pessoas mortas em decorrência da Covid-19 e enviou mensagem de esperança sobre a vitória contra a epidemia, por um país mais solidário e fraterno.

"Seguiremos enfrentando temas polêmicos, complexos e de grande impacto político, social, econômico e cultural. Somos uma corte infraconstitucional e sempre manteremos o compromisso de prestação célere, efetiva, de qualidade e produtiva, estabilizando as instituições e promovendo segurança judiciária, garantindo mais uma vez os direitos fundamentais postos à nossa apreciação", afirmou.

Martins também agradeceu ao vice-presidente do STJ, ministro Jorge Mussi, com quem dividiu a responsabilidade de despachar no plantão judicial. De 17 de dezembro de 2020 a 31 de janeiro, ambos receberam e analisaram exatamente 9 mil processos. De 17 a 31 de janeiro, Mussi exerceu a presidência, durante as férias de Martins.

A abertura do ano judiciário no Superior Tribunal de Justiça ainda contou com a presença do procurador-Geral da República, Augusto Aras, e com homenagem ao ministro aposentado Hamilton Carvalhido, morto em 17 de janeiro. O também ministro aposentado Nilson Naves fez homenagem ao ex-colega, complementada por palavras do presidente Humberto Martins.

Autores

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!