Direito em luto

Morre em Brasília o ministro aposentado do STJ José de Jesus Filho

Autor

31 de dezembro de 2021, 13h19

Morreu nesta sexta-feira (31/12) o ministro aposentado do Superior Tribunal de Justiça José de Jesus Filho, aos 94 anos, em Brasília. Ele atuou no Tribunal da Cidadania entre a sua criação, em 1988, até a sua aposentadoria, em 1997.

Conselho da Justiça Federal/Reprodução
O ministro aposentado atuou no Superior Tribunal de Justiça entre 1988 e 1997
Conselho da Justiça Federal/Reprodução

Nascido em Araguari (MG), o ministro era bacharel em Ciências Jurídicas pela Universidade Federal de Goiás e ocupou os cargos de juiz federal e ministro do extinto Tribunal Federal de Recursos (TFR). Ele também foi chefe da Secretaria Executiva do Ministério da Justiça no primeiro mandato do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (1995 a 1998) e secretário de Segurança Pública do Distrito Federal.

Durante sua atuação no STJ, José de Jesus foi membro da 2ª Turma e da 1ª Seção. No Conselho da Justiça Federal (CJF), exerceu o cargo de coordenador-geral da Justiça Federal. O ministro também teve longa atuação no magistério, em disciplinas como Ciência Política e Direito Constitucional.

"Perdemos um magistrado de notável conhecimento jurídico e de conduta ética irreparável. O ministro José de Jesus integrou a primeira composição do STJ e, em seus sete anos na corte, contribuiu decisivamente para a consolidação do Tribunal da Cidadania. Deus é o senhor do tempo e dará o conforto aos seus familiares", afirmou o presidente do STJ, ministro Humberto Martins. Com informações da assessoria de imprensa do STJ.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!